Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Clóvis Matos

Vida de ‘Papai Noel Pantaneiro’ que promove inclusão literária em MT vira livro

Foto: Reprodução

Vida de ‘Papai Noel Pantaneiro’ que promove inclusão literária em MT vira livro
A vida do historiador Clóvis Matos, conhecido como Papai Noel Pantaneiro, virou um livro assinado por Anna Maria Ribeiro Costa e Ruth Albernaz Silveira, com publicação da editora Entrelinhas. “Vovô Clovis: O Espalhador de Livros” foi escrito durante a pandemia do novo coronavírus, após Clovis ser contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), graças a prepotente Rosiceli de Arruda.

Leia também:
Rodas de conversa “Mulheres em Rede” debatem inteligência emocional e síndrome da impostora

“Para mim, o ponto culminante das tardes encantadas de sextas-feiras foi identificar nas lembranças de Clovis a circunstância em que os livros passaram a fazer parte de seu dia a dia. Identificar o momento em que se apegou aos livros e, de ora em diante, não os largou mais. E a folhear páginas e páginas dos livros, conhecer tantos lugares, tantas pessoas, tantas histórias”, explica a autora.

Anna foi chamada a convite de Clóvis para escrever sua biografia. Por meses, eles se encontraram de forma online, sempre às sextas-feiras, para debater sobre o livro e conversar sobre as memórias de Clovis.

“Vovô Clovis: O Espalhador de Livros” será lançado na próxima quinta-feira (12), no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h.

Tradição

Clóvis Matos realiza o projeto no Pantanal desde 2010. Há treze anos, é também Papai Noel no Shopping Três Américas, e desde 2005 lidera outro projeto, o ‘Inclusão Literária’, que distribui livros para crianças de Mato Grosso durante todo ano.

Anualmente, ele chega ao Shopping em meados de novembro e encerra seu trabalho na véspera natalina, de onde já sai com as doações para as regiões do Pantanal. Como são muitas comunidades, o Papai Noel não consegue realizar toda distribuição em um único dia, permanecendo na região por uma semana.

O projeto conta com o patrocínio da ENERGISA, Shopping Três Américas, e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com o suporte em 2018, da Associação das Mulheres de Negócio e Profissionais de Cuiabá (BPW- Cuiabá - Business Professional Women), que tem como presidente, a Senhora Zilda Zompero (Eletro Fios).

Na edição do Papai Noel Pantaneiro de 2017, foram visitadas 38 comunidades, e entregues mais de 2800 pacotes com brinquedos além de um grande número de roupas, calçados e alimentos. E, a demanda não para de crescer, para a edição de 2018 foram visitadas mais de 44 comunidades, o que aumentou a população atendida em mais de mil crianças.

Em 2018, o historiador também recebeu um convite da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco para realizar exposição, distribuição gratuita em todo trajeto e Cuiabá à Recife e venda de livros em sua Kombi. Uma pequena parcela foi custeada pela iniciativa privada, mas a maior parte das despesas será com recursos próprios. O evento acontece em outubro de 2019.

Todos os meses, um domingo ao mês, o projeto Inclusão Literária permanece no estacionamento da Sinuelo Cuiabá (Rodovia BR-364 Km-395 - Distrito Industrial) e toda quarta-feira no Colégio Master (Av. Fernando Corrêa da Costa, 255 - centro, Cuiabá – MT) em período integral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet