Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Tomado pelo fogo

Sema suspende turismo no Morro Santo Antônio por tempo indeterminado

Foto: Reprodução

Sema suspende turismo no Morro Santo Antônio por tempo indeterminado
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) suspendeu a partir desta segunda-feira (16) a visitação ao Morro Santo Antônio por tempo indeterminado. As visitas só devem ser retomadas quando o fogo que toma conta da região for combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). O incêndio começou no último sábado (14).

Leia também:
Policial paraplégico sobe Morro de Santo Antônio com amigos; veja fotos e vídeos

O Monumento Natural Morro de Santo Antônio está localizado no município de Santo Antônio do Leverger (27 km de Cuiabá) e é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Mato Grosso, especialmente para quem é adepto de trilhas ou outras atividades ao ar livre.

Após o término do combate aos focos de calor, a visitação será retomada. A Sema-MT solicita que seja feito o aviso prévio com pelo menos 48 horas de antecedência para que o acesso seja controlado, e que haja apoio em caso de acidentes. O agendamento é necessário para a segurança dos visitantes. Grupos com mais de 10 pessoas precisam ser acompanhados pelo Corpo de Bombeiros.

Os contatos para agendamento são: (65) 99245-5783 e mnmorrostoantonio@sema.mt.gov.br. O horário de funcionamento da gerência é das 07h30 às 17h30.

Incêndio

De acordo com informações do Ciopaer, a tripulação do Águia 02 foi acionada para apoiar o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil. Para combater o fogo foi realizada infiltração de uma equipe da Defesa Civil no topo do morro, já que. devido à poeira, o local estava sob o efeito “brown-out”, ou seja, restrição de visibilidade de voo devido, o que causa perda de referências externas da aeronave ao piloto e que prejudicava muito a operação.

Além disso, foi também realizado o combate direto ao fogo, com lançamento de água na linha de fogo utilizando o bambi bucket, equipamento para derramar água em incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros, três equipes fizeram combate durante todo o sábado, inclusive por volta de 19h foi acionada mais uma guarnição para prestar apoio no atendimento.

No entanto, como à noite a temperatura cai e atrapalha tanto o avanço do incêndio, quanto o combate por conta da baixa visibilidade, por volta de 23h30, as guarnições retraíram, o volume de focos havia diminuído, entretanto ainda havia fumaça e alguns focos no local. Os bombeiros voltaram ao local para retomar o combate ao incêndio no domingo (15) e atuam ainda nesta segunda-feira.

Estiagem

No período de estiagem é necessário aumentar os cuidados em áreas com risco de incêndio. Está proibido o uso do fogo para qualquer finalidade na zona rural até o dia 30 de outubro, conforme decreto nº 938/2021. Na zona urbana o uso do fogo é proibido o ano todo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet