Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Movimento Toda Cerveja

Cervejarias de MT participam de ação nacional de lançamento simultâneo de cervejas

Foto: Reprodução

Cervejarias de MT participam de ação nacional de lançamento simultâneo de cervejas
As cervejarias cuiabanas Heresia, La Cerva e Louvada, além da Cervejaria Rondonópolis, irão participar da ação nacional Movimento Toda Cerveja, prevista para ser realizada em 8 de setembro. No dia, 60 cervejarias de brewpubs brasileiros farão o lançamento ou relançamento simultâneo de cervejas dos estilos ordinary bitter, best bitter e strong bitter.

Leia também:
Cine Teatro realiza exibição de “Luciene” com presença de diretora e poetisa que inspirou o filme

Criado em agosto por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

De acordo com Daniel Jeffmann, as bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. "São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando", explica.

A variação entre os três estilos acontece devido a graduação de teor alcoólico, amargor e cor, segundo Beer Judge Certification Program (BJCP). A ordinary bitter possui entre 3,2 e 3,8 de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor, que vai de 0 a 120). Já a best bitter, conhecida também como special bitter, pode ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs. Por fim, strong bitter ou extra special bitter apresenta teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet