Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Saiba como funciona

Shopping de Cuiabá cria espaço para pegar livros gratuitamente sem necessidade de devolução

Foto: Reprodução

Shopping de Cuiabá cria espaço para pegar livros gratuitamente sem necessidade de devolução
O Shopping 3 Américas criou um espaço exclusivo para doar e pegar livros gratuitamente. A “Loja da Leitura” foi desenvolvida em parceria com o historiador Clóvis Matos, conhecido em Mato Grosso como Papai Noel Pantaneiro e por conta de seus projetos de inclusão literária no estado.

Leia também:
Final de semana em Cuiabá tem circo, violada e roda de samba; veja programação

Na loja, há inúmeros gêneros disponíveis. “Temos ficção, não-ficção, livros para o público infanto-juvenil, para gestantes, livros técnicos de áreas como Direito e também livros religiosos. Ou seja, não faltam opções. Os primeiros livros doados, aliás, foram do próprio Clóvis Matos”, destaca a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.

Na prática, o público poderá apenas levar os livros disponíveis para casa, sem custo algum ou necessidade de devolver à loja. O objetivo é incentivar a leitura visto que o Brasil é um pais que pouco lê. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Além de uma média baixa, o país ainda perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, conforme a mesma pesquisa.

De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Doações

Há ainda um espaço para a doação de livros, que precisam estar em boas condições físicas. Quem se interessar em doar uma grande quantidade de livros, o Shopping 3 Américas pode realizar a coleta. Basta entrar em contato via WhatsApp no número (65) 99336-1143 ou pelo Instagram.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, não será possível ler no local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet