Você acorda de manhã se sentindo cansado? Você se arrasta durante o dia se perguntando se algum dia terá energia suficiente para se sentir bem? Talvez você se sinta bem, mas não pode andar muito longe sem sentar para recuperar o fôlego.
Bem-vindo ao mundo da fadiga por insuficiência cardíaca.
Saiba que você não está sozinho
A fadiga é um problema universal na insuficiência cardíaca. Afeta pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (HFpEF), mas tende a ser pior naqueles com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (HFrEF).
Esses pacientes têm débito cardíaco mais baixo, o que significa que não há tanto oxigênio e sangue indo para o cérebro e os músculos. Dito isso, há outras razões pelas quais os pacientes com insuficiência cardíaca podem se sentir cansados: os betabloqueadores usados para tratar a insuficiência cardíaca são uma causa comum.
Descondicionamento fisico, depressão, sono insatisfatório e uma dieta inadequada também podem causar fadiga. Todas essas questões devem ser abordadas
Você está deprimido?
A depressão pode ser uma reação ao diagnóstico de insuficiência cardíaca, mas também pode ser desencadeada por betabloqueadores. Quando isso acontece, trocamos os betabloqueadores para ver se obtemos melhora ou tratamos a depressão com antidepressivos.
Você pode estar com pouco ferro
Não é incomum que pacientes com insuficiência cardíaca desenvolvam anemia. Suplementos de ferro ou um medicamento que ajuda o corpo a absorver o ferro podem ser usados para restaurar os níveis de ferro no sangue e melhorar os níveis de energia.
Você não está dormindo bem
Se você se sentir exausto depois de uma noite ruim, imagine que toda noite é uma noite ruim. Então você saberá como as pessoas com apnéia do sono se sentem todos os dias.
A apnéia do sono faz com que as pessoas despertem centenas de vezes por noite, evitando que tenham um sono profundo e restaurador. A apnéia do sono é comum na insuficiência cardíaca. Uma vez diagnosticado, o uso de uma máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas à noite pode restaurar o padrão normal de sono e aumentar a energia diurna.
À medida que a insuficiência cardíaca avança, alguns pacientes podem não conseguir respirar quando deitados. Isso pode interferir no sono normal.
Seu coração precisa de exercícios
Seu instinto pode ser o de "cuidar" de um coração danificado por insuficiência cardíaca, mas o oposto é verdadeiro. O exercício aeróbico fortalece todos os músculos do corpo, incluindo o coração.
Um coração que bombeia com mais força aumenta a distribuição de sangue oxigenado por todo o corpo, de que seu corpo precisa para gerar energia e combater a fadiga. Você pode realmente piorar se não fizer nada.
Um programa de reabilitação cardíaca e terapia de treinamento com exercícios guiados podem colocá-lo no caminho certo, tanto física quanto mentalmente. Todos os pacientes com insuficiência cardíaca precisam de reabilitação cardíaca. O exercício significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Não existe um modelo único a seguir.
Frequentar um programa de reabilitação cardíaca permite que você seja avaliado quanto ao tipo de exercício que será seguro com base na sua idade, experiência, condição geral e condição do seu coração. O objetivo é movimentar o corpo por um total de 30 a 60 minutos por dia. Você pode precisar diminuir essa meta movendo-se em incrementos mais curtos ao longo do dia, se isso é tudo que você pode tolerar.
Quando + o que você come é importante
Não é nenhum segredo que a insuficiência cardíaca pode roubar seu apetite. As escolhas alimentares que você faz, bem como seus hábitos alimentares, podem afetar seu nível de energia e qualidade de vida.
Limite de sal. Alimentos não saudáveis pioram a forma como você se sente. Você quer seguir uma dieta pobre em sal. O sal causa retenção de líquidos e sua fadiga vai piorar.
Elimine o açúcar adicionado. Se você já está restringindo a ingestão de sal, certifique-se de ingerir carboidratos de alta qualidade, como grãos inteiros. Elimine o açúcar adicionado na forma de bebidas adoçadas com açúcar, geleias, xaropes, doces, produtos de pastelaria e sobremesas. Coma mais frutas e vegetais. Abasteça-se de frutas e vegetais inteiros. Eles contêm fibras, que desintoxicam o corpo e ajudam a eliminar o excesso de líquidos.
Desista de alimentos que vêm em uma caixa, saco ou lata. Alimentos processados podem fazer você se sentir esgotado.
Cuidado com a cafeína. Como a cafeína causa desidratação, que leva à fadiga, observe a quantidade de cafeína que você ingere. Substitua as bebidas com cafeína por água pura, água carbonatada com sabor ou chás de ervas.
A fadiga pode estar relacionada ao seu coração e precisa ser avaliada corretamente com exames complementares. Procure seu cardiologista.