Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

VEJA QUAIS

Museu Virtual apresenta Casa Barão de Melgaço, Igreja São Gonçalo e outros 20 patrimônios históricos de Cuiabá

Foto: Reprodução

Museu Virtual apresenta Casa Barão de Melgaço, Igreja São Gonçalo e outros 20 patrimônios históricos de Cuiabá
O Museu Virtual, resultado de um projeto idealizado pela advogada e gestora cultural, Elaine Thomé Parizzi, apresenta a Casa Barão de Melgaço, Igreja São Gonçalo e outros 20 patrimônios históricos de Cuiabá. Para acessar, basta clicar aqui.

Leia também:
Minidocumentário mostra o dia a dia dos atendimentos de saúde aos indígenas Enawenê-Nawê

O projeto “Educação Patrimonial por meio da visitação guiada virtual aos patrimônios históricos de Cuiabá” foi financiado pela Lei Federal Aldir Blanc, executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Seu objetivo é tornar público um acervo de imagens e textos que constituem a memória de Cuiabá, em um museu virtual, contendo 22 patrimônios históricos, promovendo educação patrimonial por meio da visitação guiada, virtualmente e gratuitamente.

“A Lei Federal Aldir Blanc, além de uma ajuda financeira aos nossos artistas, foi também fomentadora de talentos, nos apresentando projetos de resgate da nossa cultura extraordinários. Muito bem executada pela nossa Secretaria de Cultura, está movimentando a economia criativa da Capital e enriquecendo ainda mais as produções artísticas de Cuiabá”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Intuitivo e didático, a plataforma pode ser acessada por qualquer público, desde a comunidade escolar até um internauta curioso por saber mais sobre a identidade da capital de Mato Grosso. No site é possível acessar as memórias da nossa capital, por meio da história de cada monumento, da sua construção e contemporaneidade, com informações do tombamento pelo Iphan em todos os âmbitos, municipal, estadual e federal.

“A essência turística de Cuiabá é patrimônio cultural e o site se constrói para que as pessoas possam fazer o reconhecimento dos locais históricos, dos patrimônios históricos que hoje se misturam em meio às edificações mais modernas. Acredito que o museu virtual terá um papel fundamental na promoção da educação patrimonial, além de incentivar a preservação local, dando maior visibilidade a todos os monumentos patrimoniais”, disse a idealizadora do projeto, Elaine Thomé Parizzi.

Fazem parte do roteiro virtual atualmente 22 patrimônios tombados - ao todo, são 46. Veja quais:

1. Arsenal de guerra
2. Casa Barão de Melgaço
3. Casa do artesão
4. Centro Geodésico da América Latina
5. Cine teatro de Cuiabá
6. Fachada do primeiro Batalhão da Polícia Militar
7. Fachada do cemitério da Piedade
8. Fachada da Santa Casa de Misericórdia
9. Grande Hotel
10. Igreja da Boa Morte
11. Igreja São Gonçalo
12. Igreja bom despacho
13. Igreja do Rosário e São Benedito
14. Igreja Senhor  dos Passos
15. Liceu Cuiabano
16. Mercado do peixe
17. Palácio da Instrução
18. Palácio da Justiça
19. Residência dos governadores
20. Secretaria geral
21. Seminário da Conceição
22. Tesouro do estado
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet