Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Entrada franca

Exposição principal do Salão Jovem Arte 2021 será aberta nesta quarta-feira na Galeria Lava Pés

Foto: SecomMT

Exposição principal do Salão Jovem Arte 2021 será aberta nesta quarta-feira na Galeria Lava Pés
Começa nesta quarta-feira (6) a exposição de obras artistas selecionados para o 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés, na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Além dos 11 homenageados, 63 artistas participam com suas obras.

Leia também:
Salão Jovem Arte 2021 começa nesta terça com homenagens a 11 artistas e exibição de documentários

Este ano, o Salão ocorre em três diferentes espaços de Cuiabá. As outras duas mostras foram reservadas ao Cine Teatro Cuiabá (artistas homenageados,) e ao Sesc Arsenal (fotografia, exposição na qual o fotógrafo Rai Reis será homenageado, a partir de 8 de outubro).

O projeto expográfico é uma parceria entre Jeff Keese e Douglas Peron. A curadoria dessa mostra em especial é assinada por Keese. A exposição conta com textos poéticos e narração de Dani Paula Oliveira, conectados à sensível presença de cada artista homenageado.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, esta é uma bela oportunidade para revelar novos talentos e reverenciar artistas consagrados. “Recorde de inscritos, muitos artistas selecionados, diversas linguagens artísticas, um evento que valoriza o acesso e o processo democrático, com exposições em locais diferentes da cidade. Para mim e para toda a Secel é uma honra poder fazer parte desse processo. Parabéns aos realizadores e aos artistas de Mato Grosso”.

O Salão Jovem Arte teve sua primeira edição em 1976, como resistência artística à ditadura militar. A proposta inicial era de que fosse anual, mas houve períodos de descontinuidade. A edição anterior foi realizada em 2016. Se as edições tivessem sido ininterruptas, o Salão estaria na 46ª edição. Este ano, a 26ª edição traz o tema Discos Imaginais. 

“A função do Salão Jovem Arte, dentre outras funções, é revelar. Trata-se de um processo natural de renovação da vida, as pessoas passam para as novas gerações o que foi acumulado pelas gerações anteriores, não existe apagamento, existe um processo constante de transformação e construção, nunca destruição e nunca apagamento, isso nunca pode existir nas artes”, diz Keese.

A exposição expandida será realizada pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pelo Instituto Kurâdomôdo - Cultura Sustentável e pelo Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM), e conta com o apoio da Assembleia Social e do Sesc Mato Grosso.

Serviço

Cine Teatro Cuiabá - Exposição dos Artistas Homenageados

Período: até 12 de dezembro de 2021
De terça a domingo, das 8h às 18h


Galeria Lava Pés - Exposição dos Artistas Selecionados
Abertura: 06 de outubro, quarta, às 19h
Período: até 11 de dezembro de 2021
De terça a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 14h às 20h


Galeria Sesc Arsenal - Exposição da categoria Fotografia e homenagem a Rai Reis
Abertura: 08 de outubro, sexta, às 19h
Período: até 10 de dezembro de 2021
De terça a sábado, das 14h às 21h
Domingos, das 14h às 20h


Com informações de assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet