Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

SAÚDE

Nutricionista recomenda trocar industrializados menos calóricos, por "comida"

Medalhão de filé mignon ao molho de funghi tem creme de leite light, parmesão light e funghi. Para acompanhar, macarrão farfalle integral

Medalhão de filé mignon ao molho de funghi tem creme de leite light, parmesão light e funghi. Para acompanhar, macarrão farfalle integral

Tem dias que você acorda com disposição para mudar o mundo, para mudar de vida. Daí então, define que vai substituir baguncinhas, pizzas e refrigerantes afins, por tudo aquilo que considera saudável. Na busca por qualidade de vida, você começa a consumir produtos para fugir do açúcar e com um percentual menor de calorias, como os lights e os diets.

Alimentação balanceada pode ser criada via site e preocupação com sustentabilidade chega às embalagens

Barrinhas de cereal e sucos de caixinha passam a ser utilizados com freqüência, mas será que estes novos hábitos estariam mesmo em consonância com uma verdadeira reeducação alimentar? E ainda, se você busca um estado sadio, também “persegue” conceitos de sustentabilidade... Será que aí não continuamos produzindo lixo?

A nutricionista, Karina Peloi Bocchese, proprietária da empresa Vitálit, alerta que nem sempre os produtos com o apelo de qualidade de vida cumprem mesmo o que esperamos deles, porque afinal de contas, alimentos industrializados necessitam de aditivos químicos, como corantes e conservantes.

“Hoje, de modo geral as pessoas vem se alimentando muito mal e a obesidade, sobrepeso e diabetes, entre outros problemas têm feito com que as pessoas busquem se alimentar melhor, mas não faz sentido continuar na dependência de substâncias químicas contidas nestes tipos de alimentos”.

O que fazer então? Para utilizar alternativas que são verdadeiras estratégias para comer bem, Karina diz que existem atitudes simples a se tomar, como mudança de hábitos, modos de preparo de comidas e claro, trocar os industrializados por alimento natural.

Quer saber como? Para começar, ela explica que é necessário que as pessoas voltem a comer comida. “Comer com moderação e fazer seis refeições diárias. Além disso, deixar de lado o pão de noite e comer comida. Arroz, carne, salada, mas claro, tudo em quantidade reduzida”, destaca.

De acordo com a nutricionista, alguns pães têm poucos nutrientes e apenas, as calorias vazias, pois são feitos com ingredientes que apenas nos deixam cheios. “Aí, vale um pão integral, que é mais nutritivo”.

Quanto a ingerir mais frutas, ela diz que há uma quantidade sugerida pela Organização Mundial de Saúde, que seriam três frutas por dia ou o equivalente a 400 gramas. E no caso de burlar a fome com barras de cereais, Karina aconselha a trocá-lo por uma banana com aveia, com granola ou ainda, frutas secas.

Para absorver ainda mais estes verdadeiros preceitos da alimentação saudável, Karina buscou também, especializar-se na prática da cozinha e foi além, transformando simples pratos em algo mais sofisticado e claro, cumprindo regras necessárias. “Sempre buscava versões mais saudáveis para alguns alimentos”.

No cardápio desenvolvido por ela não faltam delícias, mas tudo é pensado para reduzir calorias. “Tudo é preparado sem tempero industrializado, sem conservante e com resfriamento rápido”. Além disso, o famoso óleo de cozinha é substituído por óleo de canola e de girassol”.

Ela tem boas intenções até na escolha do suco, pois afinal, tem optado por um suco de uva produzido em Mato Grosso, estimulando assim, o crescimento econômico do Estado. Entre as criações de Karina, destacam-se pratos deliciosos como o frango à parmegiana, um filé de frango grelhado ao molho de tomate enriquecido com cenoura, manjericão, queijo minas frescal e orégano.   

Além deste, tem ainda os sofisticados filé ao funghi, filé de salmão ao molho de maracujá e mel e o filé de frango com mostarda, salmão com alcaparra. As possibilidades são inúmeras, entram aí até hambuguers e salgados. Já o pão de queijo é a grande estrela. Karina não revela nem um detalhe sobre ele, exceto, que é uma inovação, feito com queijo de ricota.

Algumas dicas para melhorar a alimentação:

- Fazer seis refeições ao dia
- Comer com moderação
- Trocar alimentos industrializados por “comida”
- Evitar fritar alimentos. Melhor comê-los grelhados
- Trocar óleo comum de cozinha, pelos de canola ou girassol, pois são mais saudáveis
- Trocar o pão francês por pão integral
- Ao fazer sucos, evite o açúcar e o adoçante

Alimentação balanceada pode ser criada via site e preocupação com sustentabilidade chega às embalagens
Veja abaixo alguns dos pratos elaborados por Karina. Mais informações sobre entregas de alimentação da Vitálit, pelo 3622-1811.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet