Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

'Natural do Campo'

Feira em Cuiabá traz frutas, legumes e verduras diretamente do interior do estado

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Feira em Cuiabá traz frutas, legumes e verduras diretamente do interior do estado
Sempre às quarta-feiras, a Feirinha 'Natural do Campo', promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Shopping Estação, traz frutas, legumes, verduras, plantas, embutidos e queijos que vieram diretamente do interior do estado. A ação traz visibilidade a 20 produtores de Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Campo Verde e Nossa Senhora do Livramento.

Leia também:
Tia e sobrinha se juntam para montar confeitaria com bolos, doces e salgados em Cuiabá

Armando Urenha, de 45, é um dos responsáveis pela feira. Ele explica em entrevista ao Olhar Conceito que todos os 20 produtores que participam fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial.



“Os produtos aqui comercializados são de Mato Grosso. Talvez o consumidor sinta falta de uma fruta ou outra, algo sazonal, é porque nesse exato momento no estado a gente não está tendo. Todos os produtores da feira são assistidos pelo Senar, pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial. O intuito, já dando um próximo passo, não é só ensinar a parte técnica dentro da porteira, mas do lado de fora também, como a comercialização”.

Localizado no estacionamento do Shopping Estação, a Feira visa aproximar produtores dos consumidores, explica Armando. “Trazer a feira para o shopping, um dos melhores localizados na capital, é uma vitrine para que o consumidor tenha acesso a conhecer de onde vem os produtos que está consumindo. Ele consegue conversar diretamente com os produtores”.



Moradora de Tangará da Serra (a 200 km de Cuiabá), Solange Xavier da Silva Borges, de 55 anos, é produtora há dois anos. Apesar de ser proprietária de um sítio há três, ela conta ao Olhar Conceito que só foi começar a produzir quando passou a ter consultoria do Senar. Entre frutas e legumes, ela produz goiaba, acerola, mamão, batata doce, abacaxi, jiló, quiabo, maxixe, berinjela e abobrinha.

Para ela, a experiência de poder compartilhar seus produtos na capital mato-grossense é importante não só pela visibilidade, mas também por colocarem em prática o aprendizado que obtiveram em parceria com o Senar, como saber precificar e comercializar.



“[Podemos] definir valor aos nossos produtos e colocar diretamente para o consumidor. Em Tangará da Serra, participamos de feiras, então nossos produtos são entregues diretamente aos consumidores. Aqui é de suma importância por estarmos vendendo para um consumidor ‘eletizado’, principalmente por estar em um shopping”.

Lorena Peron, de 24 anos, já conferiu a feira de perto duas vezes e aprova a ideia de poder ter contato com produtores e produtos que vieram diretamente do interior de Mato Grosso. “Eu estou achando incrível. É uma comunicação com a região e entorno, interior do estado e pequenos produtores. É uma oportunidade da gente ter mais visibilidade dessa parte do comércio. Estamos na região central e temos esse contato que eu acho incrível”, conta em entrevista ao Olhar Conceito.



Serviço

Feira Natural do Campo
Onde: Estacionamento do Shopping Estação Cuiabá
Quando: sempre às quarta-feiras, até dia 8 de dezembro, com exceção de 24 de novembro
Horário: das 17h às 21h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet