Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Consumido com moderação, vinho ajuda na saúde e deixa a pele mais bonita

- Basta a temperatura cair um pouco para dar aquela vontade de beber um bom vinho. Apesar de calórico, ele é fornecedor de antioxidantes que ajudam na redução do colesterol ruim e da pressão arterial e ainda por cima deixam a pele bonita. Com um plano alimentar equilibrado e consumida com moderação, a bebida pode ser importante aliada da beleza.

Segundo a nutricionista Alessandra Almeida, da Clínica Andréa Santa Rosa, essas propriedades antioxidantes são atribuídas aos polifenóis, que evitam a oxidação de células, melhoram a circulação e a saúde cardiovascular:

— Estudos mostram que os flavonoides presentes no vinho tinto são ricos em polifenóis como resveratrol, que têm poder antioxidante muito superior ao das vitaminas C e E, largamente utilizadas nos cosméticos. Por essa razão, eles são excelentes aliados no tratamento antienvelhecimento da pele e evitam o desgaste dos fios de cabelo.
Uma taça de vinho na maioria dos casos pode suprir a necessidade de combater os radicais livres. Porém, segundo Alessandra, em alguns casos, essa quantidade não é suficiente, sendo indicado uma suplementação do resveratrol.

— O resveratrol é resultado de um sistema de proteção da planta. Encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas, ele quase não aparece nos brancos e espumantes.
O resveratrol presente no vinho também auxilia no emagrecimento, pois acelera o metabolismo, lembra a nutricionista Fernanda Ganem:

— Estudos relatam que ele estimula o corpo a liberar um hormônio chamado adiponectina, que é responsável pela quebra das gorduras.

A bebida também é fonte de silício, um mineral envolvido na formação do colágeno e na calcificação dos tecidos ósseos e paredes de vasos sanguíneos. De acordo com Fernanda, esse elemento protege unhas, cabelos, pele e tecidos de sustentação.

Segundo a dermatologista Juliana Carnevale, além do consumo, o uso tópico de produtos com base na uva pode fazer bem à pele e aos cabelos:

— Existem marcas especializadas em cosméticos à base dos antioxidantes presentes na uva. Encontramos séruns, águas, óleos corporais, cremes, hidratantes, esfoliantes, máscaras, tônicos, gel de limpeza. Para os cabelos, há xampus, condicionadores e máscaras capilares reconstrutoras — explica ela.

As propriedades de beleza e relaxantes da bebida fizeram com que o W Spa criasse o ritual "Casal Vinho". Após uma massagem de 90 minutos, o casal é levado a uma banheira, e a terapeuta acrescenta na água um produto com nanotecnologia feito de concentrado de uva. Durante o banho, é servida uma degustação de vinho, frutas secas e trufas.

— Na pele, o poder do vinho é mais antioxidante, mas o nosso ritual oferece a degustação, então tem o momento de relaxamento também — define Loua Unger, coordenadora técnica do W Spa.

A vinhoterapia também pode ser facial. Segundo Juliana Carnevale, após uma esfoliação da pele, é aplicada uma máscara facial à base dos polifenois da uva (máscara de vinho), que melhora peles desvitalizadas, conferindo maior luminosidade e hidratação. Ela também auxilia no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.
Apesar dos benefícios para a pele e para os cabelos, o vinho pode ser um inimigo da balança por conta das calorias provenientes principalmente do álcool. Para que os benefícios da bebida sejam alcançados é importante que haja um plano alimentar equilibrado, elaborado por uma especialista, que leve em conta doses de vinho a serem consumidas em moderação.

— É preferível tomar vinho a cerveja ou refrigerante. Além de conter substâncias químicas prejudiciais ao nosso organismo, o refrigerante tem em média 150 kcal. A versão zero deles não tem calorias, porém a quantidade de sódio presente é muito elevada — defende Alessandra.

— Para se ter todos os benefícios na proteção cardiovascular, combate ao câncer, combate ao envelhecimento e ajuda no emagrecimento, basta uma taça por dia para mulheres e duas para homens. Mais do que isso, todos esses benefícios não ocorrem e o vinho passa a ser um vilão para a nossa saúde e para a nossa silhueta — completa Fernanda.

Saiba quantas calorias tem o seu vinho preferido:
Vinho branco seco (125ml) = 107kcal
Vinho branco doce (125ml) = 175 kcal
Vinho tinto seco (125 ml) =107 kcal
Vinho tinto suave (125ml) = 234 kcal
Vinho rosé (125 ml) = 93kcal
Vinho do porto (125 ml) = 185kcal
Espumante (125 ml) = 80kcal
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet