Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Aldir Blanc

Jornal sobre novas formas de ocupação do centro de Cuiabá já está disponível; confira

Foto: Pedro Thame

Jornal sobre novas formas de ocupação do centro de Cuiabá já está disponível;  confira
O Centro antigo de Cuiabá e a forma como o espaço é ocupado atualmente inspirou o projeto ‘O Jornal da Prainha’. O trabalho integra o projeto ‘Temporada Aberta da Prainha’, contemplado no edital MT Nascentes, com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Leia também:
Aluízio Leite assume Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá

Dividido em dois cadernos, o ‘Jornal da Prainha’ traz reflexões por meio de artigos, depoimentos e ensaios poéticos assinados pelos integrantes do Épura e colaboradores. A edição é ilustrada com a cartografia produzida coletivamente ao longo do projeto, e fotos de Rodolfo Luís, Ahmad Jarrah, Pedro Thame e acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação também conta com palavras-cruzadas e um horóscopo temático.

Idealizada pelos pesquisadores Ana Frigeri, Doriane Azevedo e Douglas Peron e organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão de Estudos de Planejamento Urbano e Regional (Épura) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a iniciativa mobilizou pessoas que se relacionam com o Centro Histórico em reuniões, palestras e oficinas online. Os encontros possibilitaram troca de saberes e percepções que compõem a publicação. 

“Mesmo sendo um dos principais eixos de circulação de pessoas, a região sofre há décadas com o abandono. Em um incentivo para se repensar a ocupação desse território, surgiu o Jornal da Prainha. Queremos despertar a busca por outras formas de apropriação do Centro e, principalmente, mostrar o potencial dessa região”, destaca o grupo.

Desses encontros, surgiram algumas propostas de ocupação que são abordados no jornal, como circuitos de visitações a museus e casarões; uma feira livre que ocupe a Prainha e seus cruzamentos; arena/cinema de Rua (na lateral da Igreja do Rosário, fundos da Igreja Boa Morte e Escadaria do Beco Alto).

O jornal pode ser conferido aqui.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet