Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

No Cine Teatro

Lançamento do último livro da “Trilogia Cuiabana” e documentário celebram Silva Freire nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Lançamento do último livro da “Trilogia Cuiabana” e documentário celebram Silva Freire nesta quarta-feira
Vida e obra de Silva Freire serão celebrados nesta quarta-feira (22), no Cine Teatro Cuiabá, com o lançamento do último livro da “Trilogia Cuiabana”, “Ossatura da Cuiabania”, e do documentário “Charivari”. A programação está marcada para começar às 19h.

Leia também:
Em 2021, Cine Teatro Cuiabá recebeu 20 mil espectadores em 350 espetáculos

A diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire Spinelli, destaca que os três volumes foram organizados e diagramados pelo poeta gráfico e visual Wlademir Dias-Pino. Os dois primeiros foram lançados em 1991 pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso conforme o trabalho de Silva Freire e Dias-Pino.

O terceiro volume, Ossatura da Cuiabania, é resultado do trabalho cuidadoso de resgate da obra por Larissa Silva Freire Spinelli, Maria Teresa Carrión Carracedo e João Paulo Paes de Barros. O edital Mestres da Cultura atende, assim, a uma expectativa de lançamento do terceiro volume, desta vez, pela Editora Entrelinhas.

“A obra Trilogia Cuiabana é resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelo autor, documentando aspectos variados do processo cultural e histórico da região do Vale do Rio Cuiabá, desde os culturais, históricos, políticos, artísticos, psicossociais, linguísticos, gastronômicos, educacionais, religiosos, urbanos, jornalísticos até a contribuição cuiabana à literatura de vanguarda nacional”, descreve.

Segundo ela, a publicação do volume 3, acompanhado pelo documentário, proporcionará um reparo histórico de três décadas no que tange ao conjunto da produção literária de Silva Freire, interrompida com seu falecimento.

“Completará um ciclo de produção intelectual do autor dedicado ao delineamento da identidade cultural da cuiabania. Portanto, um livro de luta pela cuiabania como crítica cultural à cidade que se moderniza, uma forma de lutar contra o apagamento da cultura local”.

Documentário

O curta documental, “Charivari”, realizado em uma coprodução com os cineastas Juliana Segóvia, Sérvulo Del Castilho e Maurício Pinto, abordará a vida, pensamento e obra do autor com o roteiro baseado em uma entrevista inédita de Silva Freire à Revista Contato Hoje.

Quem o entrevista, é o jornalista André Machado, com apoio do amigo Dias-Pino e edição e pauta de Maria Teresa Carrión Carracedo. Ela foi gravada em Cuiabá, em 1991, três meses antes de Silva Freire falecer, em 11 de agosto, aos 62 anos.

A entrevista está gravada em áudio, assim, foi um grande desafio transformar o registro em vídeo, como explica Juliana Segóvia, uma das diretoras do documentário. “Na entrevista ele fala sobre o terceiro volume e o caminho que trilhou na literatura. Nosso desafio foi romper as narrativas formais. Mas graças ao cuidado da Casa Silva Freire, pudemos acessar registros diversos em vídeo, fotos e textos do poeta”, explica.   

Serviço

Lançamento de “Ossatura da Cuiabania” e documentário “Charivari”
Quando: 22 de dezembro, às 19h
Onde: Cine Teatro Cuiabá

Com assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet