Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Biólogo e Apresentador

Richard Rasmussen produz documentário sobre manejo florestal sustentável em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Richard Rasmussen produz documentário sobre manejo florestal sustentável em Mato Grosso
Biólogo e apresentador, Richard Rasmussen está produzindo um documentário para explicar a diferença entre desmatamento e manejo florestal sustentável, que consiste na extração legal de madeira, e mostrar o trabalho sério realizado por empresários do setor madeireiro. O profissional passou por Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá) nos dias 5, 6 e 7 para visitar algumas áreas e registrar materiais que devem ser integrados ao documentário.

Leia também:
Lançamento do último livro da “Trilogia Cuiabana” e documentário celebram Silva Freire nesta quarta-feira

"Quando nós vemos uma tora de madeira cortada, imediatamente o nosso pulso acelera, o nosso coração bate mais forte e começam as lágrimas a brotar do rosto. O que a gente tem que entender é a diferença entre manejo florestal e deflorestamento ilegal", disse Richard, em vídeo postado em suas redes sociais durante a visita.

O biólogo explicou que 80% de uma propriedade rural na Amazônia constitui reserva legal e, por isso, precisa ser conservada. Nessa área é feito o manejo florestal sustentável, as árvores são identificadas e marcadas e somente podem ser retiradas de quatro a cinco árvores, dependendo de suas espessuras, a cada um hectare de área.

"É como se fosse um processo de jardinagem. Você só pode colher algumas dessas árvores no período de 25 anos e só pode voltar a explorar aquela área depois de 25 anos", acrescentou.

Para os seus 1,5 milhão de seguidores, Richard frisou que todo o processo de manejo florestal é monitorado por satélites e atende às regras estabelecidas pelo código florestal brasileiro e que a atividade gera milhares de empregos às populações locais.

O presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, conta que o documentário tem como principal objetivo desmistificar a ideia de que toda extração de madeira é feita de forma ilegal e explicar os benefícios gerados pelo manejo florestal sustentável.

"O manejo florestal sustentável é, provavelmente, a maior ferramenta de preservação e conservação de florestas que o Brasil e o mundo possuem, uma vez que garante o uso racional dos ativos existentes na floresta e a proteção das águas, das nascentes e das espécies que lá vivem. Nós temos, sim, no Brasil, condições de produzir madeira de forma eficaz, sustentável e com responsabilidade social e ambiental", afirma.

Além de áreas de manejo florestal, Richard Rasmussen também visitou empresas do segmento, para mostrar a confecção de produtos utilizando madeira proveniente de extração legal. 

Com assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet