Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Lançamento Amanhã

Filme aborda experiências e memórias de imigrantes negros que vivem em Cuiabá e Lisboa

Foto: Reprodução

Filme aborda experiências e memórias de imigrantes negros que vivem em Cuiabá e Lisboa
Com lançamento programado para a próxima terça-feira (25), "Intersecção – A História de Quem Migra" traz a perspectiva de imigrantes negros sobre a experiência da imigração. Com relatos de pessoas que vivem em Cuiabá e Lisboa, o filme apresenta a adaptação ao novo ambiente, as relações afetivas e de trabalho, a luta pelos direitos humanos e por cidadania.

Leia também:
Rei do lambadão, Chico Gil foi garimpeiro em Poconé antes de emplacar sucessos na Baixada Cuiabana

O projeto começou a ser idealizado em 2017, quando o diretor Rodrigo Zaiden realizou um intercâmbio em Lisboa, Portugal. No país, experimentou as contradições que a imigração traz. De um lado, a exclusão por ser brasileiro e negro. De outro, o afeto e a confiança entre as pessoas pretas, principalmente dos Países Africanos de Língua Portuguesa.

“Percebi que, apesar da diversidade de origem das pessoas, todas passavam pelas mesmas situações da imigração, principalmente, por estarmos no país que colonizou os nossos países. Daí que surgiu a ideia de registrar esses diálogos, para que pudéssemos expressar nossas reflexões sobre temas que nos circundavam, mas também a milhões de pessoas, por questões sociais, ambientais ou raciais”, pondera Zaiden.

A ideia era apresentar a perspectiva dos imigrantes em Lisboa. Mas voltando ao Brasil, em 2019, o diretor percebeu que os problemas se repetiam com os imigrantes daqui, principalmente entre os que chegavam do Haiti, Moçambique, Venezuela. Assim, surgiram as histórias de Lígia, Marvinda e Ka Codé, em Lisboa. E de Lídia, Uzak e Silvina, de Cuiabá.

O filme foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). As gravações finais foram feitas em 2021, nas duas cidades.

Serviço

Lançamento do filme “Intersecção – A História de Quem Migra”
Data: 25.01, às 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Email para contato: interseccaofilme@gmail.com

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet