Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Anote na agenda

Antologia “Jumento Com Faixa” é lançada em Cuiabá na próxima terça-feira

Foto: Reprodução

Antologia “Jumento Com Faixa” é lançada em Cuiabá na próxima terça-feira
O bar Negro Gato abre as portas parara receber o lançamento do livro antológico “Jumento Com Faixa: Deboches e Antiodes ao Facismo”, obra organizada por Rafael Maieiro e Zeh Gustavo. Lançado em novembro no Rio de Janeiro, o livro conta com um texto da cuiabana Rubermária Sperandio, que estará no bar no próximo dia 1º de fevereiro para o lançamento.

Leia também:
Festival Visibilidade Trans acontece no próximo sábado com apresentações musicais e brechó

“Jumento Com Faixa” trata-se de uma antologia de luto pelos mais de 600 mil mortos pela Covid-19 e por outras violências políticas desta quadra histórica; e de luta, de enfrentamento artístico antifascista e libertário, por parte dos que continuam. Composto por poemas líricos, de protesto, satíricos ou visuais de 33 escritores, entre convidados e selecionados em chamada pública, o livro representa uma frente de luta poética.

Além de Rubermária, estarão presentes Divanize Carbonieri e Zeh Gustavo. É esperado que todas as regras de biossegurança contra a covid-19 sejam rigorosamente cumpridas no dia do lançamento.

“O livro se formou para dar vez e voz aos que a estupidez e a brutalidade não lograrão calar”, defende Zeh Gustavo, um dos organizadores. Para o escritor e crítico literário Ricardo Lísias, “o título não podia ser outro”. Lísias acredita que, “de fato, entregaram a faixa presidencial para um jumento”. 

Já a atriz Lucélia Santos diz que “Jumento com Faixa” “é um livro vigoroso, escrito por muitas mãos poderosas de poetas corajosos e inquietos que propõem uma ruptura com um governão fascista”.

Além dos organizadores Rafael Maieiro e Zeh Gustavo, o livro conta com a participação de Alberto Sobrinho, Alexandre Guarnieri, Amanda Vital, Amora Pêra, André Vallias, Áurea Alves, Bruno Borja, Diego Barboza, Divanize Carbonieri, Eduardo Sinkevisque, Felipe Manzoni, Guilherme Zarvos, Henrique Rodrigues, Ítalo Lima, José Brandão, José Henrique Calazans, Katyuscia Carvalho, Letícia Becker, Luis Maffei, Manoel Herzog, Manuela Oiticica, Marcelo Reis de Mello, Maria Célia Barbosa Reis da Silva, Mariana Blanc, Mauro Iasi, Nuno Rau, Pádua Fernandes, Pedro Rocha, Rubermária Sperandio, Sandro Félix e Thamires Andrade.

Serviço

Lançamento de “Jumento Com Faixa”
Onde: Negro Gato - Avenida Mato Grosso, 280, Araés
Quando: 1º de fevereiro, às 19h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet