Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Lista

Do k-pop à cultura local: 7 podcasts cuiabanos para conhecer e ouvir sem parar

Foto: Reprodução

Do k-pop à cultura local: 7 podcasts cuiabanos para conhecer e ouvir sem parar
Aos poucos, Mato Grosso começa a ganhar espaço no mundo dos podcasts, com programas e episódios dos mais variados. Tem aqueles feitos para quem quer rir, outro para quem quer entender um pouco da história do estado e também para quem busca se informar. Entretanto, uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasts aponta que a participação de Mato Grosso na produção de podcasts ainda é pequena, 1,23% em relação ao resto do Brasil.

Leia também:
Podcast cuiabano conta história de mobilização armada que matou dezenas de portugueses em MT

Apesar da participação tímida, Cuiabá tem alguns podcasts que precisam um pouco mais da atenção do público local. Por isso, o Olhar Conceito selecionou sete podcasts para conhecer. Parte dos selecionados ainda estão divulgando episódios, enquanto outros já encerraram suas atividades, mas que merecem esse conhecimento.

bom dia, estou morrendo
Ouça no Spotify

Famosa no Twitter como @wwwmilena, a alagoana radicada em Mato Grosso Milena Santos roteiriza e apresenta o “bom dia, estou morrendo” (escrito em minúsculo mesmo), um podcast com um humor bem peculiar, que mistura notícias verdadeiras e falsas para mostrar ao ouvinte o quão bizarra é a situação atual do brasileiro em meio a pandemia do novo coronavírus e um governo envolto em polêmicas. Os nomes dos episódios são convidativos, aliás - é impossível não querer ouvir “é o último programa do ano e eu ainda estou viva”.

Ditando Regras
Ouça no Spotify 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também não fica de fora desse universo. Nos últimos anos, alguns programas foram lançados pela universidade, como o “Ditando Regras”. Feito por estudantes de de Jornalismo, Radialismo e Publicidade, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da UFMT, o programa fala sobre a atuação das mulheres no esporte. O projeto foi feito sob orientação do professor Luãn Chagas, e integra o projeto de extensão Comunicast.

Drama de Novo
Ouça no Spotify

A paixão por k-pop, doramas (espécie de novelas sul-coreanas) e entretenimento asiático em geral fez com que as estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Layse Ávila, Vivian Amorim, Caroline Almeida, Verônica Rocha, Karina Campos, e Letícia Pereira, se unissem para a criação de um podcast chamado “Drama de Novo”. Disponível no Spotify e outras plataformas de podcast, a produção visa apresentar este mundo àqueles que não tem muita afinidade com o tema. No total, já estão disponíveis duas temporadas. Atualmente o podcast se encontra em hiatus.

Humanos e Vulcões
Ouça no Spotify ou YouTube abaixo
 

Angélica Almeida e Arthur Santos se juntaram para o podcast “Humanos e Vulcões”. O programa surgiu como uma forma de debater a cultura mato-grossense, contando com a participação de nomes como Ruth Albernaz, Pacha Ana, Caio Ribeiro, Túlio Paniago e Karola Nunes. Já em dois episódios mais recentes, Angélica e Arthur focam na história de Mato Grosso, contando um pouco sobre o Palácio Paiaguás e a Rusga, mobilização armada que aconteceu no estado no século XIX. Ambos episódios contaram com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Luciene Carvalho: as obras da poeta em conta gotas
Ouça no Spotify

Em meio às homenagens à Luciene Carvalho como Mestre da Cultura em 2021, um podcast foi lançado pelo grupo Tibanaré. “Luciene Carvalho: as obras da poeta em conta-gotas” traz 10 episódios que tratam a universalidade e a veracidade de Luciene para a plataforma. Nos episódios, cada livro de Luciene, seguindo a ordem de lançamento, ganha um registro feito pelo Tibanaré.

Prazer em Ser
Ouça no Spotify ou Youtube abaixo
 

O cuiabano Vitor Batista, de 23 anos, criou o podcast “Prazer em Ser”, que tem como objetivo discutir os conceitos de sexo biológico, gênero e orientação sexual para aqueles que não possuem domínio sobre os termos e buscam se aprofundar para entender sobre. Visando ser o mais acessível possível, o podcast tem suporte em vídeo para deficientes auditivos. Estão disponíveis 10 episódios.

Vida em Quarentena
Ouça no Spotify

Também fazendo parte do Comunicast, “Vida em Quarentena” traz uma perspectiva do isolamento social em inúmeros âmbitos. Graças ao programa, o Comunicast venceu o prêmio de Melhor Podcast do Brasil sobre a pandemia do novo coronavírus em 2020. O prêmio foi entregue pela Rede Rubra de Rádio Universitário; Atualmente, o podcast está em um período de pausa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet