Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

VISIBILIDADE FEMININA

Professora da rede estadual escreve e ilustra obra sobre mulheres que se destacaram na História de Mato Grosso

Foto: Mulheres de Mato Grosso

Ilustrações feita pela autora. Da esquerda para direita: Tereza de Benguela; Maria Poupino e Mãe Bonifácia

Ilustrações feita pela autora. Da esquerda para direita: Tereza de Benguela; Maria Poupino e Mãe Bonifácia

Composta por dez biografias de mulheres que se destacaram, de alguma forma, na História de Mato Grosso, a obra “Mulheres de Mato Grosso: A utilização de biografias femininas no ensino de História”, escrita por Bruna Myrtes Baldo, tem como objetivo ser destinado aos anos finais do ensino fundamental. A autora sugere que a obra seja usada como material complementar aos conteúdos de História Geral e do Brasil, visando a visibilidade das mulheres no que diz respeito às narrativas históricas por elas vividas que, geralmente, são compostas por figuras masculinas. Leia a versão online abaixo. 

Leia mais: Livro propõe “viagem” pela história do planeta a partir de Chapada dos Guimarães

 
Tereza de Benguela, Maria Bernarda Poupino, Mãe Bonifácia, Rosa Bororo, Bernardina Rich, Maria Dimpina, Zulmira Canavarros, Lígia Borges de Figueiredo, Dunga Rodrigues e Maria Taquara foram as personalidades escolhidas por Bruna para desenvolver o material.

Segundo a mestre, o objetivo da obra é trazer visibilidade às mulheres que fizeram parte de todos os momentos da História, porém foram silenciadas ou ausentes das narrativas de suas trajetórias durante grande parte do tempo. “Enquanto figuras masculinas, geralmente em papais de poder e a partir de representações heroicas, são exaustivamente (re)conhecidos pela historiografia oficial”, diz trecho da obra.

“Espera-se, então, que esse livro ajude a tornar o aprendizado histórico mais diversificado, dinâmico e atrativo a todas/os estudantes, e que através das discussões que podem (e devem!) ser suscitadas, haja o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo sobre os lugares impostos às mulheres nas diferentes épocas e sociedades estudadas”, escreveu Bruna na apresentação do livro.
 
Bruna Myrtes Baldo é professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso, no município de Cuiabá. Formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestra em Ensino de História pelo ProfHistória, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


Clique aqui para ler a obra.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet