Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Dica literária

O romance de estreia da escritora Sally Rooney: “Conversas entre amigos"

18 Mar 2022 - 09:05

Especial para o Olhar Conceito - Stéfanie Sande

Foto: Reprodução

O romance de estreia da escritora Sally Rooney: “Conversas entre amigos
Logo que terminei “Conversas entre amigos”, postei nas redes sociais um resumo da obra: vinho tinto, meia-luz amarela e dramas interpessoais. É aquele romance com uma ambientação boêmia e sofisticada, tom dado pelos casal Nick e Melissa, personagens que encantam as protagonistas da história: Frances e Bobbi.

A história é narrada por Frances, universitária e escritora. Frances compõe poemas e, junto com sua ex-namorada Bobbi, performa os versos em saraus e eventos literários em Dublin, Irlanda. A fotógrafa e jornalista Melissa decide escrever uma reportagem sobre o trabalho das duas. As duas são convidadas para um jantar na casa de Melissa. É então que Frances conhece Nick, marido de Melissa.

Embora o relacionamento entre Frances e Nick seja o fio condutor da história, “Conversas entre amigos” aborda as dinâmicas destes quatro personagens entre si. São relacionamentos fluídos, complexos e em constante transformação. Uma coisa que me chamou atenção: casos extra-conjugais geralmente são, na literatura canônica, o mote de grandes tragédias. Aqui o tom é outro, o da vida acontecendo, seguindo seu fluxo independente dos planos que as personagens façam. A forma como Frances e Melissa lidam uma com a outra, num vai e vem simbiótico de admiração e desprezo, é bastante interessante.

“Conversas entre amigos” é o romance de estreia da irlandesa Sally Rooney, publicado em 2017. No Brasil, a obra foi editada pela Alfaguara. Desde então, Rooney lançou mais duas novelas: “Pessoas normais” (2018) e “Belo mundo, onde você está”(2021). “Pessoas normais” foi adaptado para uma série de doze episódios pela BBC Three e Hulu.

A adaptação de “Conversas entre amigos” estreia em maio de 2022. O quarteto principal será interpretado por Joe Alwyn (Nick), Jemima Kirke (Melissa), Sasha Lane (Bobbi) e Alison Oliver (Frances). A série é mais uma co-produção da BBC Three e Hulu.
 
—-

STÉFANIE SANDE é escritora, autora dos romances “O último verso” e “Virgínia”. É mestre e  doutoranda em escrita criativa pela PUCRS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet