Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

ÍCONE DA CUIABANIA

Obra de Dunga Rodrigues será relançada em edição nacional para acervo do Senado Federal

Foto: Reprodução

Obra de Dunga Rodrigues será relançada em edição nacional para acervo do Senado Federal
O Senado Federal lança no Cine Teatro de Cuiabá, nesta segunda-feira (4), a reedição nacional de “Marphysa”, livro de Dunga Rodrigues. O livro é parte da obra da escritora, jornalista, cronista e musicista, considerada uma das mulheres mais importantes para a cultura cuiabana.

Leia também:
Doutora em História Social lança livro que conta a saga da escravizada Joaquina Malheiros em busca de alforria em MT

De acordo com a assessoria da obra, “Marphysa” foi apresentado pela primeira vez em 1981 e as edições foram esgotadas. A Academia Mato-grossense de Letras (AML) relançou o livro, que esgotou novamente. Agora, a reedição nacional terá ampla tiragem e fará parte do acervo da editora do Senado Federal. 

A iniciativa da reedição partiu do curso de pós-graduação em Literatura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ppgel-Unemat). A intermediação foi feita pela pesquisadora Dra. Walnice Vilalva, atual coordenadora geral do Ppgel-Unemat. A obra conta com a apresentação crítica do escritor e pesquisador Eduardo Mahon.

“Dunga agora é uma escritora nacional”, diz Mahon. “Transcender fronteiras e circular com esse timbre é o que buscamos. A literatura brasileira produzida em Mato Grosso vai ter na Dunga uma embaixatriz”.

Em seu livro, a escritora retrata os costumes de Cuiabá no início do século XX e os conflitos entre as tradições e costumes e uma sociedade pré-industrial, marcada por uma vida mais agitada e por um novo modelo de consumo. Em outras palavras, refere-se a uma sociedade em transição.

Serviço

O lançamento está marcado para às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá. O evento contará com a apresentação da dupla Nico e Lau e do trio Pescuma, Henrique e Claudinho. A entrada é gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet