Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

ENCONTROS COM O CINEMA

Curtas de Thyago Mourão e Eduardo Butakka serão exibidos nesta terça no Cine Teatro com entrada gratuita; confira programação

Foto: Reprodução

Thyago Mourão e Eduardo Butakka recebem prêmio em Los Angeles

Thyago Mourão e Eduardo Butakka recebem prêmio em Los Angeles

Cine Teatro Cuiabá será palco de exibição de curtas dos atores Eduardo Buttakka e Thyago Mourão, nesta terça-feira (19), a partir das 19h30. Antes, às 19h, o cantor João Reis fará apresentação de um pocket show, com voz e violão, no foyer do cine. O evento abre calendário das exibições audiovisuais semanais (sempre às terças) da instituição que, inclusive, comemora 80 anos de inauguração no mês que vem. A classificação indicativa é de 16 anos, com entrada gratuita.

Leia mais: 
“Maria in Fretta”: obra de artista de Sinop é entregue ao Papa Francisco
 
A exibição faz parte da sessão “Realizador@as de MT”, que integra a primeira edição do projeto “Encontros com o Cinema”. A programação contará com apresentação de obras audiovisuais de Butakka, Mourão e convidados. Serão sete atrações de ambos, entre curtas de humor e audiovisuais de coletivos parceiros, como o MT Queer.
 
Depois da exibição haverá bate-papo entre o público e os realizadores dos curtas, mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.
 
Serão oito obras exibidas, dentre elas, a estreia presencial do premiado curta “Celeste” de Butakka. O audiovisual conta a história de Celeste, uma artista em isolamento social que busca se adaptar aos shows virtuais para alcançar audiência. Ela precisa se encaixar neste novo mundo ao qual ela nunca pertenceu. Diante disso, uma questão volta a assombrar: pra que ser a arte? Para nada.

O curta tem o roteiro, texto, direção e elenco com Eduardo Butakka. Edição de Rato. Concepção de luz por Priscila Freitas e produção executiva de Thyago Mourão. Classificação indicativa livre.
 
Com sólida carreira dedicada às artes da interpretação, em especial à criação de personagens humorísticos, entre as criações de Thyago está o célebre Nhô Dito;
 
Butakka tem entre suas personagens mais conhecidas a irreverente Penélope P.), os atores têm planos em conjunto para os próximos semestre envolvendo novos projetos audiovisuais.
 
A parceria entre os dois atores também rendeu, em meados da década de 2010, a idealização do coletivo audiovisual de humor,  “Não convém”, produziu curtas humorísticos que tiveram muita repercussão depois que a TV Centro América passou a exibir diversos episódios do coletivo nos intervalos da grade de programação da emissora. Três desses episódios serão exibidos nesta terça no Cine Teatro Cuiabá: “Sombras”, “Quem é Vanessa?” e “Funcionário do mês”, todos com circulação e prêmios em festivais internacionais
 
 
A sessão também exibirá dois clipes produzidos e co-dirigidos por Thyago Mourão: “Tá”, de Ana Rafaela, e “Nas nuvens”, de João Reis (artista que fará o esquenta que antecede as exibições no Cine Teatro Cuiabá). Completa o programa a exibição de “Vitamina D”, curta de Severino Neto, Rafael de Carvalho (que dirigiu todos os episódios do coletivo “Não Convém” em exibição) e Luis Aguer, obra realizada no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
 
Serviço

O quê: Exibição de obras audiovisuais de Eduardo Butakka, Thyago Mourão e convidados, incluindo o inédito “Celeste” (Eduardo Butakka, 2022, 8’), seguido de bate-papo com realizadores mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.
Quando: Terça-feira, 19 de abril, a partir das 19h30 (pocket show com cantor João Reis a partir das 19h no foyer do Cine Teatro)
Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).
Quanto: Entrada gratuita; bilheteria liberada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet