Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

DESENHISTA E ILUSTRADOR

Seleção internacional, obra inspirada em vira-lata caramelo e entrada no mundo da moda: conheça Hugo Alberto

Foto: Reprodução

Recentemente, Hugo criou estampas exclusivas para a Animale, em primeiro trabalho com marca internacional

Recentemente, Hugo criou estampas exclusivas para a Animale, em primeiro trabalho com marca internacional

Quando criança, o artista Hugo Alberto encontrou refúgio na arte para conseguir expressar o que, muitas vezes, a timidez era uma barreira. Hoje com 31 anos, Hugo celebra o alcance que suas criações tiveram nos últimos dois anos, incluindo a seleção de um prêmio internacional pelas ilustrações que produziu para um clipe e a entrada no mundo da moda.

Leia também 

“Maria in Fretta”: obra de artista de Sinop é entregue ao Papa Francisco

“Sempre gostei de desenhar e desde criança tive incentivo dos meus pais. Era uma criança mais quietinha que encontrou uma forma de se expressar no desenho e pintura”, lembra o artista. 

A infância de “chão de terra” e contato com a natureza é um fator importante na trajetória artística de Hugo. Durante sete anos, ele morou em Jauru (a 483 km de Cuiabá), onde ele nasceu. 

Em 1997, o pai dele foi transferido para Várzea Grande, para onde toda a família se mudou. Algum tempo depois, Hugo começou a frequentar aulas de pintura em tela com tinta acrílica e tinta a óleo na Capital. 


Hugo criou ilustração inspirada na cachorrinha Jurema, adotada por ele e o marido no Projeto Lunar. (Foto: Arquivo Pessoal)

As aulas de arte foram intercaladas com a escola, esquema que o artista seguiu até o ensino médio, sem nunca deixar de dedicar uma parte do dia à arte. 

Um dos períodos determinantes para Hugo enquanto artista chegou após a conclusão da faculdade de Publicidade e Propaganda, quando ele se viu perdido profissionalmente. Mais uma vez, o refúgio e a chance de se expressar vieram através da arte.

“Estagiei em agências de publicidade tempo suficiente para entender que não pertencia ao ambiente corporativo. Após a faculdade, fiquei um período meio sem rumo, sem saber qual caminho percorrer profissionalmente. Foi quando voltei a desenhar”. 

Estilo próprio na arte 

Na mesma época, Hugo começou um processo de busca por um estilo próprio no mundo do desenho e da ilustração. No entanto, ele descobriu que a caminhada tem um ponto de partida, mas não de chegada. 

“Gosto do que estou produzindo agora, mas o que me deixa mais animado é o que eu ainda posso fazer, o que ainda está por vir. Qual traço, forma e cores me aguardam nesse futuro”. 


Hugo criou ilustrações exclusivas para peças da Animale. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os desenhos e ilustrações que já produziu, um dos "xodós" foi inspirado em sua vira-lata caramelo, que se chama Jurema. Hugo e o marido adotaram Jurema através do Projeto Lunar e, por isso, 20% dos lucros das primeiras vendas foram revertidos para a instituição. 

“Essa ilustração do ‘Caramelo do Brasil’ é meu xodó real e de muitos que me acompanham. Na verdade, é o meu trabalho de maior repercussão até agora. Essa bandeira foi parar em quase todos os estados brasileiros”.
 
A segunda leva de bandeiras “Caramelo do Brasil” deve sair ainda neste ano, mas os prints estão disponíveis no site de Hugo, assim como outras de suas obras. 

Para o artista, o alcance que seu trabalho ganhou nos últimos dois anos são consequência das parcerias que encontrou pelo caminho. Ele conta que a seleção do clipe “A Pressa”, da cantora Karola Nunes, para o Bogotá Music Video Festival, lhe rendeu uma experiência “para toda vida”. 

“De alguma forma o processo foi intuitivo, já que as composições que eu faço sempre imagino um movimento para elas, então na hora de criar o roteiro junto com o Pedro Brites [marido de Hugo] foi um processo muito tranquilo e cheio de ideias mirabolantes”. 

Estampas criadas para a Animale 

Recentemente, Hugo criou estampas exclusivas para a Animale em seu primeiro trabalho com uma marca de alcance nacional. A entrada no mundo da moda não foi vista com estranheza, mas como parte de um processo “natural”, pontua o ilustrador. 

Para Hugo, processo de construção da identidade própria nos desenhos e ilustrações é algo contínuo. (Foto: Arquivo Pessoal) 

“Tive a oportunidade de trocar experiências com a equipe de São Paulo que entrou em contato comigo e de ter acesso ao conteúdo de inspiração da coleção para chegar no que elas queriam. Gosto da ideia de parcerias com outras marcas”. 

O artista também desenvolve projetos em parceria com o marido, que tem uma produtora de conteúdo audiovisual, a Cachara Estúdio. Os projetos são tocados individualmente por eles, mas vez ou outra se encontram, como no caso do clipe de “A Pressa”. 

“Preferimos trabalhar dessa forma desde o início para cada um conseguir focar em suas áreas específicas e trabalharmos juntos apenas em projetos que façam sentido para os dois. Dessa forma consigo focar nas ilustrações e ele, na produção audiovisual.”

Hugo não projeta metas a longo prazo e afirma que tem deixado as coisas acontecerem “naturalmente”, como resultado das horas dedicadas ao trabalho. Apesar disso, se orgulha cada vez mais de saber que suas obras estão ganhando reconhecimento mundo afora. 

“Ver essas produções em lugares que eu nem imaginava me enche de orgulho, porque lembro de onde eu vim, para onde estou indo e quem está do meu lado. Isso é maravilhoso de vivenciar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet