Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

SÃO JOÃO DEL REY

Cuiabá ganha primeira escadaria decorada com mosaico de símbolos regionais após mutirão de moradores

Foto: Foto: Divulgação

Cuiabá ganha primeira escadaria decorada com mosaico de símbolos regionais após mutirão de moradores
Cuiabá ganhou a primeira escadaria decorada com mosaico, inaugurada na última sexta-feira (29), no bairro São João Del Rey. Os moradores da região já chamam o local de “ponto turístico da Capital”. A escadaria que liga a Avenida Carlos Addor de Souza à Rua 15 é um sonho antigo dos habitantes do bairro e saiu do papel em 2020.

Leia mais:
Após dois anos de pandemia, comunidade islâmica se reúne para grande café da manhã pós-Ramadã em Cuiabá

 
A escadaria foi decorada por um mosaico com símbolos regionais, como a viola de cocho e a fruta caju, criados pelos próprios moradores. As obras no local foram resultado de um mutirão, após a capacitação dos populares pela artista plástica Moema Figueiredo, entre 15 de março e 4 de abril.
 
A obra representa um avanço urbanístico importante e passou a ser o principal acesso dos cuiabanos à Escola Municipal Maria Elazir de Figueiredo. Antes, era necessário 'escalar o barranco', ou rodeá-lo para acessar a unidade escolar.  

"Muitas crianças caiam ao tentar subir ou descer o barranco. Esta escada é um grande ganho para toda nossa comunidade", afirmou a moradora Irene Silva Pessoa, que trabalhou no mosaico.

"Era muito perigoso, o terreno estava desbarrancando e colocando em risco a vida dos moradores, principalmente nas chuvas. Ganhamos o apoio do deputado Wilson Santos que propôs o mutirão e começamos a obra. Hoje, temos esta linda escadaria que vai beneficiar nossa comunidade. Somos muito gratos a todos que participaram", ressaltou o morador José Ricardo da Costa Campos.
 
Lélia Cardoso de Almeida Monteiro, uma das fundadoras do bairro e aluna do curso de capacitação, gostou tanto da atividade que já pretende estudar mais e seguir carreira na área.

"Me apaixonei por este curso. Quero agradecer a todos que nos proporcionaram esta obra e este ensinamento. Estou muito satisfeita em ver a escada pronta e em
ter aprendido uma nova profissão. Quero seguir carreira nesta área. Agradeço a professora Moema, ao presidente do bairro Silvano Cruz e, principalmente, ao deputado por toda a parceria e empenho para que este projeto saísse do papel", disse Lélia.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) remodelou o antigo projeto da escadaria, junto com sua equipe, para executá-lo em formato de mutirão.
 
"Nada mais justo que esta escadaria ganhasse uma decoração à altura de sua importância urbanística e social. Conversando com minha equipe e com a Associação de Moradores, que foi a grande parceira deste projeto, decidimos convidar uma artista plástica para capacitar os moradores e colocar esta ideia em prática. O resultado ficou lindo", explicou o parlamentar.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet