Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE

Livro contemplado em edital de Arquitetura introduz o direito à moradia para crianças do ensino público municipal

Foto: Assessoria

Livro contemplado em edital de Arquitetura introduz o direito à moradia para crianças do ensino público municipal
Com linguagem simples, atividades educativas e tendo uma casa como mascote, “Missão A.T.H.I.S.” tem objetivo de sensibilizar crianças, pais e professores sobre o direito constitucional à moradia digna, a prática da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e sua respectiva Lei Federal nº 11.888/2008. O livro irá atender crianças de 9 a 12 anos matriculadas no 4º ano de escolas públicas municipais localizadas em Cuiabá e Várzea Grande. 

Leia mais: 
Escritora por paixão, Misnara Brisot lança seu primeiro livro pela editora Ases da Literatura
 
Cristina Marafon, responsável pelo projeto, explica que o material foi elaborado pensando na sua aplicação em sala de aula, com objetivo de fazer com que o livro possibilite aos alunos o aprofundamento sobre o lugar onde moram, além de debates com familiares sobre questões que envolvam o entorno de seus respectivos lares. 

Apoiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU), a produção do material – que tem grande relevância social – busca conscientizar a sociedade mato-grossense sobre questões relativas à Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social. Segundo o Presidente do CAU, André Nör, o conselho está contemplado com os resultados alcançados e já planeja publicação de novo edital para novos projetos neste ano.  

A Lei nº 11.888/2008, assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e prevê que os serviços priorizem iniciativas implantadas em zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social. 

Segundo Cristina, devido à baixa tiragem a lei também auxiliou no processo de seleção das escolas, por meio da localização de cada instituição. Assim, foi possível identificar aquelas escolas que se encontram em zonas de interesses socais, em regiões dentro da cidade habituadas, em sua maioria, por populações de baixa renda.  

Atualmente, o livro se encontra na fase de impressão e será entregue no início de junho para as escolas que sinalizarem interesse em receber exemplares da obra. A distribuição é gratuita e limitada à quantidade de unidades impressas. 

“Missão A.T.H.I.S.” foi desenvolvido por meio do projeto “Quem mora nessa casa? Sou eu!” contemplado no Edital de chamada publica n° 02/2021 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e conta com o apoio da Modular Assessoria Técnica, associação sem fins lucrativos com sede em Cuiabá. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet