Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Colecionadora de arte, Andrea Pereira visita MT para levar obras de artistas regionais para exposição em São Paulo

Foto: Secom-MT

Colecionadora de arte, Andrea Pereira visita MT para levar obras de artistas regionais para exposição em São Paulo
Uma das maiores colecionadoras de arte contemporânea do mundo, Andrea Pereira, foi recebida pelo governador Mauro Mendes a convite da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, em um encontro no Palácio Paiaguás referente à arte mato-grossense e sobre levar as obras regionais produzidas no estado para divulgação na exposição da coleção de Andrea em São Paulo.  

Leia mais: 
Seleção internacional, obra inspirada em vira-lata caramelo e entrada no mundo da moda: conheça Hugo Alberto

O encontro foi idealizado pela primeira-dama com objetivo de debater e valorizar a arte mato-grossense. Para o governador, Andrea e José Olímpio, seu marido, fazem importante e relevante trabalho de valorização da arte nas suas mais diversas expressões, que acarretam no reconhecimento de identidades e na essência artística do país.  

No encontro foram expostas obras de quatro artistas de Mato Grosso, representados por Almira Reuter, Adir Sodré, Domingas da etnia Rikibatsia, e peças do coletivo de criação Ecoarts. 

Para a colecionadora e entusiasta da arte, Andrea Pereira, as obras são descobertas novas de uma arte contemporânea vista de maneira ilustre, que honra raízes. Ela pontuou que será um prazer expor a coleção dos artistas  em São Paulo.  

A cada dois anos, Andrea Pereira e seu marido José Olímpio Pereira realizam exposições com as obras de sua coleção. São cerca de 2.500 obras centradas na produção de artistas brasileiros a partir da década de 1940, com diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia. 

“Quando comecei, há quase 30 anos, a arte não tinha tanta expressão como tem hoje, mas nós começamos a observar que a nossa arte era boa e poderia conquistar o mundo. Hoje, nossa coleção é basicamente brasileira, ou seja, 95% de artistas brasileiros. Isso nos dá muito orgulho e acredito que é assim que tem que ser, precisamos elevar o nosso país da melhor forma e mais brilhante para mostrar quem somos", afirmou Andrea. 

O governador Mauro Mendes presenteou Andrea com uma peça da Ecoarts Amazônia, que une arte e ecologia e representa as belezas de Mato Grosso. Também foram homenageadas no encontro Carolina Scheffer, Aline Bortoli, Marina Bortoli, Jamille Grunwald e Gliciane Scheffer pelo trabalho voluntário. Participou também o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet