Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Coral de Trombones da Orquestra Sinfônica da UFMT se apresenta gratuitamente no Teatro Universitário no domingo

Foto: Reprodução / Ilustração / ufmt

Coral de Trombones da Orquestra Sinfônica da UFMT se apresenta gratuitamente no Teatro Universitário no domingo
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já tem data marcada para novo encontro com o público. O Coral de Trombones da Orquestra se apresentará no Teatro Universitário às 10h deste domingo (10) pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, como resultado de um momento que une diferentes instituições que tem grupos específicos para o instrumento.

Leia mais: 
Com procissão, comidas típicas, lavagem de santo e atrações culturais, Cuiabá prepara "Grande Arraiá" na praça 8 de abril

O maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, conta que o Coral de Trombones tem uma presença estratégica nas apresentações da Orquestra, na qual se propõe a apresentar uma proposta sólida e um repertório de extrema qualidade.

“Queremos sempre alternar entre um repertório sinfônico, que utiliza todos os instrumentos da orquestra, com grupos de câmara dos mais diversos timbres orquestrais. No caso desses só os metais mais graves e esses concertos vem para ratificar a proposta sólida de cada mês a Orquestra apresentar um repertório de extrema qualidade”, enfatizou Fabrício Carvalho acrescentando que o repertório foi construído com todo o cuidado técnico.

Para Alaécio Martins, diretor artístico da apresentação, era preciso compor um repertório que estabelecesse a união entre diferentes épocas.  Para isso, buscou abranger diferentes períodos da música e culturas. Dos clássicos Mozart e Bach, a apresentação passará também por estilos populares de diferentes ritmos, como o jazz, rumba, tango argentino, samba, dobrado e rasqueado cuiabano.

A expectativa do diretor artístico é que o público aproveite muito da manhã de domingo para conhecer mais da Orquestra e dos ritmos. Esta será a primeira apresentação do grupo depois do período da pandemia de Covid-19.

Martins contou que o distanciamento impôs desafios ao grupo, após o tempo de paralização, sendo necessário muito ensaio e práticas tanto individuais, quanto em grupo. Questões como o timbre, afinação, rítmica, dentre outros, precisam ser bem passadas e detalhadas nos ensaios.

Fabrício pontuou que novas apresentações em diferentes locais para o grupo já têm data marcada. No dia 28 de julho, o Coral de Trombones estará na abertura oficial do 35º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, com concerto dedicado à música popular brasileira e mato-grossense. Para ele, é uma honra que o festival dê seu pontapé inicial com a orquestra.

Fabrício Carvalho acrescenta ainda que no segundo semestre acontecem concertos no Teatro Universitário. Em outubro, serão mais duas apresentações, sendo uma para as crianças e outro para o MT Mama. Inclusive pontuou sobre o apoio e patrocínio que o Grupo Amaggi tem dado à orquestra sinfônica, por entender a importância da mesma neste momento da cultura no país.

Para Alaécio Martins, os grupos e os corais de trombone têm contribuído para a construção de uma forma de cultura que gira em torno do instrumento, possibilitando o fomento à formação de novos grupos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet