Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

LUA BRANDÃO

Artista transforma kombi em ateliê itinerante para conectar e tocar as pessoas com arte

Foto: Arquivo Pessoal

Artista transforma kombi em ateliê itinerante para conectar e tocar as pessoas com arte
Já pensou em customizar uma Kombi e rodar pelo país vendendo sua própria arte? Esse é o projeto idealizado pela artista Lua Brandão, que comprou o automóvel e, junto com seu parceiro, reformou seu interior para transformá-lo em um ateliê itinerante, o qual ela usa para espalhar sua obra por onde passa.

Desde 2008 produzindo arte com tudo que se envolve, ela desenvolveu uma visão diferente sobre seu processo artístico após se formar em publicidade, entre 2014 e 2013. Sempre buscando novas formas de incrementar seu portifólio criativo, ela é dona das marcas “Boneco de Osso” que vende produtos personalizados com estampas do personagem e “Lua.Arte”, especializada em bordados livres.

Leia mais: 
Dica de presente: Loja Boneco de Osso oferece canecas, camisetas e outros produtos personalizados
 
Além disso, toca sozinha o projeto “oficina Varal dos Sonhos, Pintura em camisetas”, ministrado para crianças em escolas, bairros e comunidades. “Aí comecei olhar para meu trabalho de uma forma diferente. Eu sou a lua artista, e não gosto de ser rotulada apenas como ‘boneco de osso’. Eu faço várias coisas. Dou aula, oficina, faço arte de várias coisas. Então assim, tudo que envolve arte eu faço de uma forma que vá me gerar renda”,contou.
 
A Kombi
 
E com a Kombi não foi diferente. Em dois anos, praticamente durante a pandemia, ela e seu parceiro tomaram a iniciativa de customizar o interior do veículo por conta própria, usando vídeos de internet como base.


 
Ela já adquiriu o automóvel com o projeto em mente, sabendo como queria, idealizando a forma de fazer com que seu ateliê se tornasse itinerante e que fosse possível viajar com ele. Então escolheu uma madeira que combinasse com a ideia do ateliê, fez o planejamento dos móveis, as cores e estética.
 
“A mão de obra foi eu e ele, mão na massa. E demorou para ficar pronto. Fizemos em etapas. Foi bem demorado o processo, praticamente dois anos planejando a kombi. Aí ela ficou pronta em outubro do ano passado”, contou.
 
A ideia de construir seu ateliê no interior de um automóvel teve o objetivo de “levar minha arte onde eu tiver. tiver. Qualquer viagem que eu fizer, minhas coisas estarão ali – eu queria ter essa sensação de liberdade, e não ficar presa em algum lugar. A ideia com a kombi é viajar”.
 
“Aí ela ficou pronta em outubro do ano passado. A gente mesmo que fez tudo, iluminação, o chão, o piso. Tudo. E aí quando ela ficou pronta eu já a inaugurei em um evento e até hoje faço em eventos. Feirinhas, festas de aniversários, projetos”, acrescentou.
 
Ateliê itinerante
 
Atualmente as criações de Lua ocupam seu ateliê e o interior da Kombi, a qual foi projetada para ser a forma mais fácil de levar seus produtos para bairros e comunidades, se conectando e tocando as pessoas com a arte.


 
“Fui sonhando com a kombi por um bom tempo. A lojinha é uma forma de ter uma renda, de facilitar a venda, de não esperar o cliente ir lá na minha loja para pegar um produto que eu podia levar até o cliente. Então a kombi serviu para muita coisa. Já fiz oficinas com ela com crianças em Rosário Oeste, Poconé e Bom Jardim”.
 
Hoje, após mais de uma década, ela mergulhou em novas técnicas, elaborou oficinas voluntárias com crianças, desenvolveu grafittis com o personagem, se formou em publicidade e, agora, está com o projeto itinerante.
 
“Sempre fiz oficinas em comunidades, bairros, então sempre circulei. Então imaginava um ateliê itinerante, um projeto itinerante. Não posso ficar fixa aqui no ateliê fazendo meu trampo. Na verdade, a kombi ela veio, surgiu antes de pensar ela como loja, ela veio para os projetos sociais que eu já fazia”.
 
Multiartista
 
Multiartista, Lua se conecta e produz com tudo que vira arte desde 2008. Além da marca “Boneco de Osso”, nascida há mais de dez anos, trabalha com encomendas personalizadas e também é criadora da “Lua.Arte”, marca especializada no bordado livre.
 
Sua visão em relação às suas criações mudou após se formar em publicidade, entre 2013 e 14. Começou a levar mais a sério, enxergando a rentabilidade de seus produtos, com uma visão empreendedora, “senão, como vou pagar meus boletos?”, indagou.

 
Além da Boneco de Osso, ela recheia sua Kombi e transita pelo mercado fazendo várias coisas. “Dou aula, oficina. Tudo que envolve arte eu faço de uma forma que vá me gerar renda”, contou.  A Kombi, então, veio como mais uma forma de somar com seus métodos de quitar os boletos e espalhar suas expressões.
 
Ela que soma empreendedorismo, arte e paixão naquilo que faz, percebeu um aumento exponencial das vendas durante o período pandêmico, principalmente nos produtos personalizados – que são sua especialidade.
 
“O mercado da arte, par mim que trabalho com personalizados, senti na pandemia que teve muita procura mesmo. Eu achei que na pandemia ia me ferrar ne. E na pandemia simplesmente lotou. Todo mês, fiquei até impressionada com as pessoas procurando personalizados”.
 
“A venda online aumento absurdamente, surreal. Para mim está sendo muito bom. A kombi também, nos lugares que vamos, a recepção das pessoas. A busca das pessoas pelo personalizado também tem aumentado muito, cada dia mais”, finalizou.
 
Projeto voluntário
 
O projeto desenvolvido por Lua chama “oficina varal dos sonhos, pintura em camisetas”. Oficina 100% bancada pela artista, leva a arte e ensina pintura para crianças em escolas, bairros e comunidades. Sem patrocínio, ela encontra dificuldade para dar continuidade à iniciativa, mas não para e nem pretende parar.
 
“Um dos motivos que ainda não voltei a fazer pois estou me organizando ainda para voltar. Pois quando você vai sozinha, sem patrocínio, sem nada é muito mais difícil. Agora a ideia é voltar a oficina com a kombi. O dia que fui para Poconé fazer oficina com as crianças, foi muito legal a recepção das crianças, elas entraram no ateliê. Foi lindo”, disse.


 
Diante disso, ela focou no seu principal propósito que são as oficinas voluntárias de pintura que ministra para crianças, uniu com a loja e as encomendas de onde sua renda e elaborou o ateliê itinerante. Para “levar minha arte onde eu tiver. tiver. Qualquer viagem que eu fizer, minhas coisas estarão ali – eu queria ter essa sensação de liberdade, e não ficar presa em algum lugar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet