Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

Despertar

Com oito canções inéditas compostas por nomes nacionais, Ana Rafaela se confirma como grande intérprete no seu novo álbum

Foto: Assessoria

Com oito canções inéditas compostas por nomes nacionais, Ana Rafaela se confirma como grande intérprete no seu novo álbum
Dois anos se passaram após a pandemia e é chegada a hora do lançamento de “Despertar”, novo álbum de Ana Rafaela, que estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 15 de julho. Cantora cuiabana e grande intérprete do álbum que conta com 8 canções, Ana soltou a voz em composições de nomes nacionais como Roberta Campos, Tó Brandileone, Paulo Novaes, César Lacerda, Phill Veras e Tuca Oliveira.

Leia mais: 
Luísa Sonza esgota ingressos em Cuiabá e show extra é aberto; ingressos começam a ser vendidos na quinta


 “Despertar” surgiu como alcunha durante a sua gravação. As dimensões de ressurgimento e descoberta que envolvem o título, davam conta de processos internos e pessoais que a carreira da cantora carregava. Ana Rafaela havia sido, em 2012, semifinalista do programa The Voice Brasil. O sucesso exitoso de sua aparição no programa havia difundido a sua imagem no país e no estado.

Consciente do seu talento, Ana então se mudou de Cuiabá para São Paulo em busca de reconstruir sua carreira com a participação e interpretação no álbum, após anos passados da primeira exposição maciça em decorrência da participação no programa da Globo.

“Despertar” é fruto do encontro em São Paulo de Ana Rafaela com Raul Misturada, produtor musical do disco, e César Lacerda, diretor artístico. Ambos os artistas, tal qual Ana, são retirantes.

Raul Misturada é cantautor pernambucano, parceiro de artistas como Vitor Ramil e Zeca Baleiro, e produtor musical com currículo vasto. Atualmente, residente em Lisboa, desenvolve uma dedicada trajetória de artesania original em busca de sons excepcionais.

César Lacerda é mineiro de Diamantina. Como compositor está presente em mais de cinquenta discos, gravado por artistas como Maria Bethânia e Gal Costa, e em nome próprio, tem cinco discos lançados.

A canção que abre o disco é também aquela que dá nome ao trabalho. “Despertar” é de autoria de Paulo Novaes, ganhador do Grammy Latino em 2021, ao lado de Ana Caetano, na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.

Em seguida, é a vez de Ana Rafaela interpretar Luth Peixoto, inspirado compositor tocantinense. Num dueto exuberante com Tó Brandileone, cantor, produtor, multi-instrumentista e compositor da banda 5 a Seco, também vencedor do Grammy Latino em 2021, “Você e eu” já havia sido lançada em 2019. Doce, romântica e singela, usando imagens poéticas delicadas como “varanda da lembrança”.

A música tem como arranjo apenas as vozes dos cantores e o violão de aço tocado por Tó. Com ótima repercussão nacional em rádios e TV, é a música mais ouvida no perfil de Ana nas plataformas digitais. A canção ganhou também, na altura de seu lançamento, um clipe dirigido por Victor Zaiden e coreografia de Fabrício Licursi.

“Eu vi quando você chegou” é a terceira canção do álbum. Fazendo uma parceria conceitual com a música anterior e insistindo na temática romântica, a canção de César Lacerda vai versar sobre aqueles rápidos segundos onde olhares se cruzam numa festa e nasce ali uma paixão, um amor à primeira vista.

Em seguida, “Pássaros a Voar” retoma o entusiasmo que abre o disco. Todavia, esse afeto vem carregado de sentidos meditativos. Aqui, mais uma vez, os versos parecem ter esse desejo de ressignificar através de metáforas os duros tempos em que vivemos.

“Quem me conhece sabe que ultimamente eu tenho estado mais contente”. As palavras do compositor mineiro Tuca Oliveira em “Esse momento” expressam com ternura essa nova fase de Ana Rafaela. Após passar pela frustração por ter os seus projetos adiados, o inferno pessoal de ver seus sonhos impedidos, “Despertar” é o renascimento da cantora.

Ana sugeriu “Porque Brigamos”. Originalmente lançada pelo próprio autor, Neil Diamond, em 1971, "I am… I said" no Brasil virou “Porque Brigamos”, em versão de Rossini Pinto, e gravada pela cantora Diana em 1972. Na versão de Ana Rafaela o estrondoso sucesso do século passado ganha nova plasticidade.

“O amor tem formas de existir” surgiu da parceria de César Lacerda e Tó Brandileone, e celebra o que há de melhor na produção cancional de ambos. A canção, de harmonia requintada, tem uma melodia sinuosa e de grande extensão que ganha sentidos interessantes ao falar do amor a partir de suas oposições.

A última canção do disco, “Tudo de graça”, é do maranhense Phill Veras. A balada lenta, remansosa, descansa pensativa sobre a existência. Como que uma coda reunindo os sentidos todos do disco, os desejos todos, exprimindo preguiçosamente as vontades que se projetam ao longo do álbum: sonho, amor, renascimento, paixões, despertar.

É importante que “Despertar” venha a nascer neste início de segundo semestre de 2022. Neste momento onde a luz da esperança precisa ser difundida com disciplina voraz. Ele confirma que sempre há de haver uma saída para os problemas, para os dilemas. Ainda, ele confirma a força e a graciosidade do canto de uma jovem intérprete que projeta decidida o seu canto no tempo dilatado da existência.
 
Despertar – Ana Rafaela:
1. Despertar (Paulo Novaes)
2. Você e Eu – feat. Tó Brandileone (Luth Peixoto)
3. Eu Vi Quando Você Chegou (César Lacerda)
4. Pássaros a Voar (Roberta Campos e César Lacerda)
5. Esse Momento (Tuca Oliveira)
6. Porque brigamos (Neil Diamond | versão Rossini Pinto)
7. O Amor tem formas de existir (Tó Brandileone e César Lacerda)
8. Tudo de Graça (Phill Veras)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet