Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

14 anos de história

Conheça a Associação Folclórica "Voa Tuiuiú", grupo formado por jovens para manter viva a tradição do Siriri na capital

Foto: Voa Tuiuiú

Conheça a Associação Folclórica
Cuiabá é terra onde a cultura mato-grossense do Siriri e Cururu se expressa. Organizado por jovens que uniram a viola de cocho, o mocho e o ganzá no quintal de uma residência no bairro Itapajé, o Grupo Folclórico Voa Tuiuiú nasceu em 2008 com objetivo de proporcionar lazer e cultura aos moradores da comunidade, em Cuiabá. De acordo com o diretor, Osmar Arruda, Voa Tuiuiú carrega a bandeira da cultura popular regional afim de difundi-la sem deixar que a mesma seja esquecida, valorizando, resgatando e incentivando a tradição das rodas de Siriri. Acompanhe as atividades da associação no Youtube e Instagram TikTok e Facebook

Leia mais: 
Flor Ribeirinha conquista troféu inédito para o Brasil ao ser campeão de festival internacional na Bulgária
 
O Grupo Folclórico Voa Tuiuiú nasceu no dia 19 de abril de 2008, no dia da 1ª Festa de Santo Expedito, idealizada pelo grupo de jovens da comunidade católica de Imaculada Conceição e Santo Expedito pertencentes ao Bairro Itapajé, que buscavam resgatar as tradições populares à comunidade.

No início, era encarado como atividade de lazer no fundo de quintal para o divertimento com a dança. Hoje, a associação folclórica é responsável por diversas atividades socioculturais e de vivências da comunidade, que vão desde a organização de eventos até a composição de músicas e figurinos.



Para isso, organiza capacitação contínua de todos os seus componentes, faz apresentações culturais, exibições em diversos eventos na capital e baixada cuiabana, práticas culturais diversas, dança de São Gonçalo e Reza Cantada.

Promove, também, Festa de Santo Expedito, Festa do Padroeiro da Associação, no Bairro Itapajé com vasta programação cultural dentro e fora da comunidade, aluga figurinos e adereços para escolas, empresas e demais interessados. organiza eventos, promoções e até faz marmitex para vender na comunidade.



E não para por aí. Faz parte do rol de atividades da associação a composição de músicas para outros círculos, a decoração de eventos (como festas de santo, produzindo andores, altares e etc), aulas de dança, vivência para a formação de novos dançarinos e aos interessados em praticar e viver o Siriri.

Os padroeiros do grupo são o Santo Expedito e Nossa Senhora Imaculada Conceição, definindo as cores predominantes da bandeira e ornamentos da comunidade: vermelho, branco, azul e preto.



Os folguedos lendários que representam os símbolos do Voa Tuiuiú são o Boi-à-Serra e Itapajé – que na etimologia da palavra, o topônimo Itapajé vem da língua tupi e significa "curandeiro da pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e paîé (curandeiro,

Peça predominante nos figurinos, os detalhes em pena utilizados simbolizam os adornos que etnias indígenas usam e as penas do Tuiuiú. Por isso, os penachos são realçados nos paramentos destinados às apresentações.

A partir da primeira apresentação, há cerca de dez anos trás, os convites não pararam mais de aparecer. Com isso, alguns componentes foram convidados a participar pela primeira vez do grande Festival Cururu e Siriri com um Grande Grupo de Cuiabá. Após essa experiência, o Voa Tuiuiú iniciou seu processo de estruturação e, hoje com 14 anos de existência, já é considerado um dos principais Grupos Folclóricos do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet