Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Pets

EM AGOSTO

Cuiabá terá 'Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal' com feiras de adoção, e evento de lazer; confira a programação

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá terá 'Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal' com feiras de adoção, e evento de lazer; confira a programação
Cuiabá terá em agosto o “Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal”, com programações realizadas em unidades de ensino, auditório da Prefeitura de Cuiabá, canil municipal e na Praça Alencastro. Todas as atividades que serão abertas à população em geral foram promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). Confira a programação completa abaixo.

Leia mais: 
Segunda feira de adoção de animais na Praça Alencastro terá mais de 30 pets resgatados em Cuiabá


A iniciativa tem como premissa viabilizar um amplo debate sobre os assuntos inerentes ao tema, como a violência contra os animais, o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) e a importância dos protetores de animais independentes, por meio de palestras e rodas de conversas, feiras de adoção e até eventos de lazer, com a participação de convidados e representantes da sociedade civil. 

A titular da DBEA, Beatriz Del'Isola, pontuou que essa é mais uma proposta de fazer com que ações do Executivo Municipal alcancem aqueles que mais precisam, tendo em vista que muitos munícipes não tem condições, ou muitas vezes, não sabem como tratar da maneira correta os seus animais. Por isso a ideia do mês do Bem-Estar em levar o conhecimento sobre a causa à toda população.

Nesta segunda-feira (1) ocorreu a abertura das atividades com palestra de combate aos maus tratos, que ocorreu no auditório da prefeitura. Na sexta-feira (5), haverá a Feira de Adoção de pets, na Praça Alencastro, a partir das 8h.

Uma semana depois, na sexta (12), haverá Palestra para Ongs e Protetores Independentes, no auditório da prefeitura, às 9h. No dia 16, terça-feira, será lançado o Projeto Meu Amigo Humano, onde a população poderá visitar o canil municipal e conhecer de perto os animais disponíveis para adoção e que necessitam de um novo lar. Mediante a agendamento, os interessados poderão adotar em qualquer momento, além das feiras ao ar livre.

No dia 19, será lançado o projeto O Protetor Mirim, destinado aos alunos da rede municipal de ensino com ampla abrangência para demais órgãos interessados, por meio da promoção de campanhas educativas sobre os cuidados, proteção e zelo com os pets.

A iniciativa conta também com a distribuição de cartilhas orientativas e a presença in loco do mascote de estimação, levando de forma lúdica e divertida, a mensagem sobre a importância e valorização da causa animal.

A programação se encerra no dia 27, sábado, com o evento Cão Folia. Na divertida atividade, a comunidade vai poder levar seus pets fantasiados para um momento de descontração e interação dos animais na Praça Alencastro, a partir das 16h. 
 
Dados oficiais

Somente nos primeiros seis meses deste ano, a Pasta já conta mais 600 atendimentos prestados à população, o que compreende castrações (310); resgates (82); assistência médica veterinária (70) e denúncias (166), no período de janeiro a junho.

Além disso, em maio, o prefeito  lançou a obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, colocando, mais uma vez, a capital em evidência, como única da rede pública a dispor de um ambulatório de saúde destinado ao atendimento exclusivo de animais domésticos (cães e gatos).

Confira:

05 de agosto - Sexta-feira
Feira de adoção
Local: Praça Alencastro
Horário: 8h

12 de agosto - Sexta-feira
Palestra para Ongs e Protetores Independentes
Local: Auditório da Prefeitura de Cuiabá
Horário: 9h

16 de agosto - Terça-feira
Lançamento do projeto O meu Amigo Humano
Local: Canil municipal
Horário: 9h

19 de agosto - Sexta-feira
Lançamento do projeto O Protetor Mirim
Local: Escola Municipal Tenente Octacílio Sebastião da Cruz
Horário: 9h

27 de agosto - Sábado
Evento Cão Folia
Local: Praça Alencastro
Horário: 16h. 

 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet