Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

VISITAÇÃO GRATUITA

Promovendo imersão na cultura e nas tradições regionais, exposição “Ser Mato-Grossense” é aberta no Sesc Arsenal

Foto: Assessoria

Promovendo imersão na cultura e nas tradições regionais, exposição “Ser Mato-Grossense” é aberta no Sesc Arsenal
Exposição “Ser Mato-Grossense” está aberta para a visitação do público na galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá, de terça a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h. Com obras que proporcionam passeio pelo tempo e memória, por meio do olhar de artesãos, músicos e artistas plásticos, a mostra é organizada pelo Sistema Fecomércio-MT, através do Serviço Social do Comércio (Sesc)-MT).

Leia mais: 
Jornalista cuiabana lança livro de contos sobre memórias insólitas de quando viveu em posto de combustível

Os visitantes poderão conhecer mais sobre os costumes, crenças, cerimônias religiosas e tradições, pelas peças do acevo do Sesc, cuidadosamente escolhidas pela curadoria da exposição.  
 
Entre os elementos em destaque, estão fotos, quadros, trajes utilizados na dança dos mascarados em Poconé, violas-de-cocho e cerâmicas moldadas por povos indígenas da etnia Iny Karajá.
 
O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, destacou a proposta da entidade na realização da mostra. Segundo ele, o estado é rico em memórias e a exposição representa parte desses lapsos históricos, proporcionando ao visitante uma seleção surpreendente.
 
A galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.
 
A exposição ultrapassa os limites da galeria com um mural na entrada da unidade assinado por Paty Wolff. Os desenhos riscados em papelão mostram personagens tipicamente mato-grossenses com cores que retratam o calor da arte local.
 
A obra da artista plástica é carregada de referências ancestrais. Natural de Cacoal, em Rondônia, ela chegou à capital do estado quando criança, aos dois anos, e se reconhece como mato-grossense.
 
Sua inquietação para conhecer suas raízes familiares a conduziram em uma longa pesquisa cujas referências influenciam nos traços, pincelados com tinta acrílica e moldados com estilete.  
 
Com base nas referências que encontrou em livros e arquivos de fotografia, a artista conversou com o acervo da cultura mato-grossense e deu vida a personagens conhecidos, como dona Danda - participante fervorosa da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
 
SERVIÇO

Exposição “Ser Mato-Grossense”
Horários para visitação: terça a sábado, das 14h às 21h; e aos domingos, das 14h às 20h.
Endereço: Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet