Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Moda

CONCURSO DE BELEZA

Doutor pela UFMT, Muriel Loors será representante de Mato Grosso no Miss Brasil Gay 2022

Foto: Reprodução

Doutor pela UFMT, Muriel Loors será representante de Mato Grosso no Miss Brasil Gay 2022
Apaixonado por moda e concursos de beleza desde muito jovem, Muryllo Lorensoni é doutor pela UFMT e dá a vida à Muriel, tendo sido eleita Miss Mato Grosso Gay em 2021. Agora, ele que fez de sua paixão o objeto de estudo no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO, agora revive Muriel para representar o estado no Miss Brasil Gay 2022.

Leia mais: 
Miss Mato Grosso Gay busca por patrocínio para trazer título nacional para o estado em 2022

Aos 12 anos de idade, já produzia concursos de beleza no interior do Paraná, estado onde nasceu. Quando se mudou para Cuiabá, em 2009, o contato com o universo da beleza se intensificou e Muryllo desenvolveu habilidades de fotógrafo e produtor de moda, sempre com foco em concursos de beleza.

Para ele, os concursos de beleza são produtos da cultura urbana que estão presentes no cotidiano e imaginário. E, mesmo que transmitam força e potência sempre com repercussão mundial, os concursos ainda são muito subjugados.

Embora dê vida à Muriel, o doutor pontuou que o transformista não assume uma identidade de gênero, como transexuais e travestis. Segundo explicou, o transformismo é, na verdade, uma forma de expressão artística que se apresenta em um tempo ou período determinado, sempre pautado pela performance. “O Muryllo não é Muriel. Muryllo é Muriel em uma performance artística. É o ir e vir”, explicou.

No seu trabalho de doutorado, o publicitário percebeu que teria melhor resultado caso passasse por uma experiência que o fizesse entender profundamente o Miss Mato Grosso Gay. Foi assim que tomou conta de que ser transformista era o caminho a ser seguido para dar robustez à sua tese.

Não bastasse a participação, ele conquistou a vitória na edição estadual do Miss Mato Grosso Gay 2021. E agora, quer dar o título nacional para Muriel. "Recentemente, Muriel recebeu uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), participou de diversas ações sociais em Cuiabá e outras cidades do Estado de Mato Grosso,  em prol das crianças, da comunidade LGBTQIA+ e das mulheres. “Isso não passava pela minha cabeça”, acrescentou Lorensoni.

“A primeira vez que participei, em 2017, via as meninas tendo aquilo como um grande sonho delas. Aquilo é o objetivo maior de vida de muitas delas. Naquele momento, causou um certo estranhamento porque para mim não fazia sentido. Inicialmente, era só um objeto de estudo que não tinha uma relação afetiva e amorosa com aquela forma de expressão. Mas com o passar do tempo, com o decorrer do concurso, eu comecei a ter uma relação. A Muriel é quase uma prioridade para mim hoje”.

Muryllo entendeu que conquistar o título estadual para a personagem, e futuramente, o nacional, abre espaço para diálogos e discussões em tantos outros campos. “Vencer um concurso como o Miss Brasil Gay Oficial é muito maior do que parece. Me coloca em uma posição de destaque dentro da comunidade LGBTQIA+, que para mim é muito interessante porque penso que posso utilizar de forma bastante produtiva e militante”, finalizou Muryllo.

Sobre o Miss Brasil Gay

Em 1976, na cidade de Juiz de Fora, o cabeleireiro Francisco Mota criou o Miss Brasil Gay. Trata-se de uma competição entre 27 candidatos (26 estados brasileiros e o Distrito Federal) onde é eleito o mais belo transformista do país. A principal regra é: os concorrentes devem ser do sexo masculino, não podem ser travestis ou transexuais, sendo proibidas as intervenções cirúrgicas estéticas. O evento é conhecido internacionalmente, fato que lhe rendeu o registro como patrimônio imaterial do município em 2007.

Serviço

O que: Miss Brasil Gay 2022
Quando: 20 de agosto
Onde: Juiz de Fora (MG)
Coordenação: Jeff Ferreira
Fotos: Junior Lima
Stylist: Gustavo Barbosa
Imagens: Rodrigo Gomes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet