Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Moda

Nathalia Sucolotti Couture

Com desenhos exclusivos e tecidos raros, estilista mato-grossense revoluciona mercado de noiva e festa de Cuiabá

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Direto

Nathalia Sucolotti

Nathalia Sucolotti

Foi ainda menina, vivendo na cidade de Sorriso, que Nathalia Sucolotti começou a pensar em moda. Em seu dia a dia, já gostava de desenhar peças de roupas, mas nem imaginava que transformaria a diversão em sua profissão e conseguiria materializar os sonhos de outras mulheres por meio de croquis, tecidos e amarrações. Depois de se formar em moda pela faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, trabalhar em lojas de departamento e no Bom Retiro, ela voltou para terra natal e ao criar o vestido de noiva para uma amiga próxima percebeu que aquele era, mesmo, seu destino. Hoje, lidera uma equipe de oito mulheres em seu ateliê na capital mato-grossense, onde executa projetos grandiosos para noivas, madrinhas, formandas e convidadas.

Leia também:
It Bazar acontece neste fim de semana e reúne lojas como Schutz, CasaPrado, Capodarte com até 80% de desconto

Antes do ateliê, no entanto, ela começou trabalhando no chão de seu apartamento com uma costureira parceira para realizar o sonho da amiga. “Eu fiz o vestido dela e o meu para o casamento dela, que eu fui madrinha. Ali começou o ateliê Nathalia Sucolotti. No dia do casamento dela eu já pedi para uma amiga minha de São Paulo que cuidava de redes sociais para já começar a fazer o Instagram do ateliê, e naquele dia começaram os posts”, lembra a estilista.
 


Com a divulgação, mais pedidos começaram a chegar, até que a sala do apartamento ficou pequena e Nathalia precisou buscar um novo espaço. No meio do caminho, começou a pandemia de Covid-19, o que fez com que muitas noivas adiassem as festas. A estilista, então, ouviu um conselho da mãe e aproveitou a calmaria para investir tempo no ateliê, que ficou pronto em janeiro de 2021. As costureiras que já colaboravam com Nathalia foram contratadas, e os atendimentos começaram para valer.

Com o retorno dos eventos sociais, entre agosto de 2021 e janeiro de 2022 houve um ‘boom’ no número de pedidos. De três, o ateliê passou a contar com oito colaboradoras, o que atualmente ainda é pouco. Nathalia encontrou os melhores fornecedores e passou a trazer quase todos os tecidos de fora de Mato Grosso, alguns inclusive de fora do Brasil. Aos poucos, passou a ganhar destaque na moda autoral do estado.

Processo de criação

O ateliê de Nathalia Sucolotti só trabalha, atualmente, com moda autoral e sob medida. Não há peças para aluguel nem à pronta entrega. Ao receber as clientes, ela ouve os detalhes sobre o evento, as expectativas, o que elas gostam e não gostam, e consegue captar até mais do que aquela noiva – ou convidada – espera.

“A gente tem muito isso do encantamento no primeiro atendimento. A gente recebe as pessoas e sempre eu já peço um resuminho do que vai ser o evento. Se é uma noiva: onde vai ser, como vai ser, o horário, quantas pessoas, qual é a vibe da decoração, peço para ela já me mostrar umas referências do que ela gosta, não precisa ser necessariamente um vestido de noiva... mas peço para me mostrar um decote que gosta, etc”, contou ao Olhar Conceito.



“O grande diferencial do ateliê é que a gente consegue mostrar o que nem a pessoa sabe. Muitas vêm com um monte de referência de renda, só que na verdade não gosta de renda. E eu vou instigando, mostrando outras referências, vendo o que ela está falando (...) vou cavando tudo que a pessoa vai falando, pego todos os tecidos que a gente tem, mostra na mesa, para realmente captar bem a essência da pessoa. (...)”, completou.

Depois da conversa, vem o momento em que Sucolotti afirma que “a mágica acontece”. Com a cliente na sala de prova, ela começa a montar um “Frankstein” do projeto, juntando tecidos, prendendo saias pré-prontas, partes de cima diferentes, e criando ali, “ao vivo e a cores”, um projeto para que seja possível materializar o que ela já enxerga em sua mente.







Estilista e cliente, então, chegam a uma conclusão sobre o que será esse vestido já no primeiro atendimento. Em seguida, a ideia vai para o croqui, ou seja, o desenho / projeto no papel. Com tudo aprovado, começa o processo de confecção. No mínimo, Nathalia pede seis meses de antecedência para noivas e quatro meses para vestidos de festa. No entanto, segundo ela, quanto antes for feito o pedido, melhor.
 

Depois de provas, conversas, ajustes e muitos detalhes, Nathalia entrega a materialização do sonho da cliente. E ela se preocupa que ele esteja do jeito que as duas sonharam e que seja extraordinário. “Eu não me contento com o comum, com o mais ou menos. Eu gosto do diferente”, resumiu.


 
 

Serviço

Nathalia Sucolotti Couture
Whatsapp (65) 99988-6737
Instagram 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet