Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

A CASA DO PORCO BAR

Chefs do 7º melhor restaurante do mundo vêm a MT gravar websérie sobre quirera com costelinha

Foto: Assessoria

Chefs do 7º melhor restaurante do mundo vêm a MT gravar websérie sobre quirera com costelinha
Expedição ao campo em busca das melhores receitas das comidas do interior do Brasil e que mostra a origem dos pratos típicos, a Websérie “Receita Raiz”, estrelada pelos Chefs Jefferson e Janaina Rueda, proprietários do A Casa do Porco Bar – que acaba de ser eleito o 7º melhor restaurante do mundo –, e do Bar da Dona Onça, chegará em Mato Grosso para desvendar os segredos culinários da Quirera com costelinha de porco, prato popular em Sorriso (396km de Cuiabá). O episódio vai ao ar no dia 15 de setembro.

Leia mais: 
Estão abertas inscrições para cursos de produção de embutidos e panificação artesanal em VG; veja como se cadastrar

Da costela fogo de chão até a tradicional pamonha, passando por polenta, feijoada, rabada e até cuca. O Brasil é rico em comida do interior, que também é desejada e valorizada nas grandes cidades. Por isso, a série gastronômica vai disponibilizar, semanalmente, 12 receitas tradicionais da culinária brasileira.



O programa iniciou os trabalhos no dia 28 de julho, Dia do Agricultor, em São José do Rio Pardo/SP com Torresmo, Feijoada e Sopa de cebola. No dia 15 de setembro, vai ao ar o episódio gravado em Sorriso, MT, que desvenda os segredos culinários da Quirera com costelinha de porco, prato popular no município.

Muitas pessoas não conhecem a importância do campo no seu dia a dia. O projeto Receita Raiz, idealizado por Daniel de Pauli, publicitário apaixonado por gastronomia, nasceu para mostrar a origem dos pratos típicos. "O campo brasileiro alimenta mais de 800 milhões de pessoas no mundo e possui grande riqueza, inclusive em gastronomia regional", disse Daniel.

O público pode conferir o passo a passo para elaboração dos pratos, além de conhecer as inspirações dos renomados chefs de cozinha. Com paisagens incríveis, o projeto roda o Brasil para valorizar comidas típicas contando a história completa, inclusive como cada ingrediente é cultivado.

"Nasci em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, onde minha família tem suas raízes. Meus bisavôs eram imigrantes italianos, meu pai nasceu no sítio, minha mãe morou numa usina de cana. Depois, eles vieram estudar e morar em Campinas (SP), onde cresci. Estudei publicidade e, coincidência ou não, a primeira empresa na qual trabalhei foi do agro, uma multinacional de fertilizantes. Já são 20 anos focado na comunicação para o campo. Mas, além da comunicação, uma outra grande paixão desde pequeno é pela cozinha. E este projeto é a realização de um sonho. Então te convido a nos seguir nessa expedição ao campo em busca das melhores receitas raiz do Brasil", assinalou Daniel Pauli, idealizador do projeto.

Para Janaina, proprietária do A Casa do Porco Bar, considerado 7º melhor restaurante do mundo, o convite para participar da série foi gratificante. Ela contou que adora a cozinha do Brasil e é apaixonada pelos cozinheiros populares, tirando deles a inspiração para suas criações.

Ela pontuou que se considera boa cozinheira justamente por gostar de estar com essas pessoas. “E além de vermos a receita raiz vamos ver os ingredientes que cada um está usando tirados da própria terra. Também vamos conhecer o produtor e o cozinheiro de vários cantos do país", destacou a Chef Janaína.

O projeto Receita Raiz conta com patrocínio da John Deere, a gigante verde que leva o melhor da tecnologia ao produtor rural, e Chevrolet S10, a pick-up feita para quem faz.

O primeiro episódio da websérie, que foi ao ar no dia 28 de julho pelo canal do YouTube do Receita Raiz, trouxe algumas delícias como: Torresmo/Feijoada/Sopa de cebola. No mesmo canal, em 15 de setembro, será a vez de Mato Grosso mostrar um pedaço da sua típica culinária desvendando os segredos da receita da Quirera com costelinha de porco.


Confira os pratos que serão destaques em cada episódio:

Ep01 - 28/07 (São José do Rio Pardo/SP) Torresmo/Feijoada/Sopa de cebola
Ep02 - 04/08 (Mario Campos/MG) Frango com quiabo
Ep03 - 11/08 (Dom Pedrito/RS) Parrilla
EP04 - 18/08 (Cascavel/PR) costela fogo de chão
Ep05 - 25/08 (Galvão/SC) Carneiro farinhado
Ep06 - 01/09 (Jaborandi/SP) rabada e torta de amendoim
Ep07 - 15/09 (Sorriso/MT) Quirera com costelinha de porco
Ep08 - 08/09 (Patos de Minas/MG) Pão de queijo
Ep09 - 22/09 (Passo Fundo/RS) Cuca com chimia de morango
Ep10 - 29/09 (Venda Nova do Imigrante/ES) Polenta capixaba
Ep11 - 06/10 (Mineiros/GO) Pamonha
Ep12 - 13/10 (Esse último o público precisará acompanhar para saber)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet