Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Semana do Patrimônio Histórico em Cuiabá terá inauguração da Casa de Bem-Bem, passeio ciclístico e evento cultural

Foto: Luiz Alves

Semana do Patrimônio Histórico em Cuiabá terá inauguração da Casa de Bem-Bem, passeio ciclístico e evento cultural
Cuiabá protagoniza a 4ª Semana do Patrimônio Histórico, em alusão ao “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”, entre quarta-feira (17), até sexta-feira (19), com vasta programação de atividades com objetivo de valorizar o patrimônio material e imaterial da história cuiabana. A semana é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Grupo de Articulação dos “Amigos do Centro Histórico de Cuiabá", Associação Muxirum Cuiabano e Universidade Federal de Mato Grosso. Confira a programação completa aqui. 

Leia mais: 
Emanuel assina ordem para restauração da Casa de Bem-Bem; obra deve ser entregue em seis meses

A abertura do evento ocorre às 17h30, com o lançamento da cartilha “A História do Imóvel da Typographia Calháo”, de Antônio Ernani Calháo, que será realizada no calçadão da Rua Ricardo Franco, esquina com a Rua Cândido Mariano.  



Já às 19h, a Prefeitura de Cuiabá entrega a obra de reestruturação da Casa de Bem-Bem, localizada na Avenida Barão de Melgaço, nº 3.963. Durante a solenidade, também será realizada uma manifestação sobre o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico” e apresentação da Orquestra de Sopro do Instituto Ciranda.

Na quinta-feira (18), a partir das 19h30, serão realizadas rodas de conversas no Auditório da Associação Comercial de Cuiabá. A primeira sobre o “Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá”, ministrada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A segunda, apresentada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, será sobre o “Plano Municipal de Cultura”, que integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC). No mesmo dia, também ocorre o passeio ciclístico, que terá concentração na Orla do Porto Várzea Grande, a partir das 19h30, e encerramento na Praça da Mandioca.

As atividades da 4ª Semana do Patrimônio Histórico terminam na sexta-feira (19), com uma programação cultural, que ocorre a partir das 19h30, na Praça da Mandioca.  

“Nós da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a Universidade Federal, o Instituto Cuiabano e os Amigos do Centro Histórico, vamos realizar a 4ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá. Teremos alguns eventos importantes onde vamos discutir o Plano de Gestão do Centro Histórico, assim como também discutiremos o Plano Municipal de Cultura que está sendo implantado. Além disso, uma das atividades que darão início a 4ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá será a inauguração da Casa de Bem-Bem, que foi reformada com recursos da Prefeitura de Cuiabá. As atividades continuam até o final de semana na Praça da Mandioca, onde será realizado um grande evento cultural para encerrar a programação”, destaca o secretário Aluízio Leite.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet