Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Saúde e Beleza

Água quente, sabonetes e buchas podem ser prejudiciais à saúde da pele durante dias mais secos

12 Set 2013 - 17:28

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Água quente, sabonetes e buchas podem ser prejudiciais à saúde da pele durante dias mais secos
Nesta época do ano, em que Mato Grosso experimenta índices desérticos de umidade relativa do ar, é comum que a pele, maior órgão do corpo humano, apresente alguns problemas e fique com aspecto feio, desvitalizado e ressecado.

A dermatologista Natasha Crepaldi, da Clínica Crepaldi, em Cuiabá, alerta que tomar banhos longos e com água quente e usar excessivamente sabonetes e buchas pode prejudicar ainda mais a pele neste período, pois estas ações retiram a camada de gordura da pele, que é a responsável por reter a umidade.

Com o calor forte e o tempo seco, a dermatologista explica que há uma diminuição natural da produção de sebo pela pele, o que faz com que ela perca água para o ambiente e, logo, fique ressecada.

Leia também:
Nutricionista afirma que alguns alimentos são fundamentais para a saúde e beleza dos fios de cabelo; confira quais são
Projeto verão: como mandar a temida celulite “passear” até as próximas férias

Além do ressecamento, a pele também pode chegar a descamar, apresentar rachaduras e até coceira. “O corpo inteiro sofre com os efeitos da estação, porém, áreas como mãos, joelhos e cotovelos merecem atenção e produtos especiais, super-hidratantes”, alerta a médica.

Outra dica importantíssima de Natasha Crepaldi é tomar bastante água, fazendo a hidratação de dentro para fora, muito eficiente, sobretudo nesta época do ano.

Ela também recomenda evitar, sempre que possível, ambientes climatizados. Caso não seja possível - e normalmente não é - a solução é usar umidificadores de ambiente, que ajudam a restaurar a umidade baixa pelo tempo e pelo ar condicionado.

Na pele do rosto, a dermatologista indica o uso de água termal, que pode ser borrifada várias vezes ao dia, ajudando muito na recomposição da pele. No corpo, a recomendação é usar hidratantes em creme, sabonetes líquidos hidratantes e óleos de banho, que ajudam a manter a água na pele.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet