Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA

Fotógrafo documentarista lança segunda etapa de projeto que registra transformações ambientais e históricas do Pantanal

Foto: José Medeiros

Fotógrafo documentarista lança segunda etapa de projeto que registra transformações ambientais e históricas do Pantanal
No Dia Mundial da Fotografia, o projeto Pantanal+10 entra em sua segunda etapa: “ÁGUAS do PANTANAL”, marcando o início de uma nova fase que vai documentar a exuberância hídrica, a fauna e flora, assim como os problemas causados pela redução na área alagada do bioma, pelas lentes do fotógrafo documentarista José Medeiros.  A proposta é celebrar data, 19 de agosto, apresentando o novo recorte do projeto que tem o objetivo documentar o Pantanal, durante dez anos, entre 2020 a 2030, com o propósito de registrar as profundezas desse bioma.

A obra “Céu e Inferno em Terras Alagadas”, que faz parte da proposta, será lançado em Cuiabá no dia 14 de setembro, terça-feira, no Espaço Cultural do Goiabeiras Shopping.  Para Mais informações sobre o projeto, acesse @acasadocentromt e @josemedeirosfotografo. Para apoiar o projeto contate José Medeiros: (65) 99621-7669 (65) 99272-0314.

Leia mais: 
Fotógrafo mato-grossense lança livro e documentário sobre o Pantanal no Festival de Fotografia Tiradentes
 
Para Medeiros, “o propósito é de imaterializar as transformações ambientais e históricas dessa brava gente”. Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal é uma das maiores planícies alagável do mundo e abastece diversas bacias dos estados que o compõem.



O fotógrafo documenta a região há 30 anos e explicou que existem muitas belezas por ali: um jovem macho de onça pintada atravessando o rio Paraguai ou por exemplo o casal de Tuiuiús reconstruindo seu ninho em uma árvore queimada pelos incêndios. “A natureza se molda, mas a vida no Pantanal depende da água”, disse.



Nos dois primeiros anos, o destaque foram os incêndios de 2020 “uma das coisas mais tristes que fotografei, o silêncio da morte, um cenário de guerra”, relembrou, destacando a importância da fotografia como ferramenta de registro e comunicação.  Agora nesta segunda etapa, a proposta é destacar a importância, exuberância e a força hídrica que o bioma tem para todo o planeta Terra.



Pantanal +10

Pantanal+10 é um programa que tem o objetivo documentar o Pantanal, durante dez anos, entre 2020 a 2030, com o propósito de registrar as profundezas desse bioma. Para o documentarista e idealizador, José Medeiros, “o propósito é de imaterializar as transformações ambientais e históricas dessa brava gente”. Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal é uma das maiores planícies alagável do mundo.


 
As ações do programa visam, com produções de conteúdos inéditos e anuais, retratar a história, a conscientização da preservação, da biosfera, da cultura e do povo pantaneiro.

Os dois primeiros anos de documentação da década no Pantanal foram voltados para os acontecimentos do mundo em pandemia, as queimadas que destruíram milhares de hectares em 2020 e a seca de 2021.



Foram documentados os impactos sociais, econômicos e ambientais vividos no local. “O projeto vai acompanhar a evolução da maior planície alagada do planeta pelos próximos anos”, disse Medeiros.
 
O livro "Céu e inferno em terras alagadas" é composto por uma seleção de fotografias com participação da crítica de arte Aline Figueiredo. Também têm textos do artista plástico, escritor e crítico de arte, membro da academia sul-mato-grossense de letras, Humberto Espíndola. Ainda, texto do fotógrafo, crítico de fotografia e curador Juan Esteves.

O documentário "Fogo e Fé", um curta metragem, traz depoimentos da tragédia vivida pelos pantaneiros, cenas impactantes da destruição do bioma e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do pantanal.

O documentário foi produzido com recursos da lei Aldir Blanc através do edital Conexão Mestres da Cultura da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, apoio da Nobre Photo Print e Belgo Arames.

O mato-grossense José Medeiros lançou livro e documentário, por meio do projeto Pantanal+10, no 11º festival de fotografia, em Tiradentes, Minas Gerais, em 19 de março.
 
Para Mais informações sobre o projeto, acesse @acasadocentromt e @josemedeirosfotografo
 
Para apoiar o projeto contate
📸 José Medeiros: (65) 99621-7669 (65) 99272-0314
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet