Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cinema

trajetória da cena autoral

Rock cuiabano é revisitado em filme exibido no Cine Teatro Cuiabá

Foto: Assessoria

Rock cuiabano é revisitado em filme exibido no Cine Teatro Cuiabá
Memórias sobre a emergência e trajetória da cena autoral do rock cuiabano são trazidas à tona no documentário “Ser underground: a história do rock cuiabano” (2021, 74’), dirigido por Joe Fagundes e i. bê. gomes, atração dessa terça-feira, 23 de agosto, a partir das 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A exibição integra o projeto “Encontros com Cinema” e contará com a presença dos realizadores para conversa com participantes da sessão. Entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá. Classificação indicativa: 16 anos.

Leia mais: 
Curso Superior de Tecnologia em Teatro terá cerimônia inaugural nesta terça

A história do rock em Cuiabá é marcada por muitas bandas e músicos, lugares importantes e diversas sonoridades que oscilam do clássico rock’n’roll ao extremo death metal.
 
Uma característica comum aos diferentes gêneros musicais que compõe o cenário roqueiro cuiabano é a associação ao underground: um modo particular de ser-estar no mundo marcado pela autonomia criativa.
 
Trata-se de uma história que em boa medida existe apenas na memória de músicos e entusiastas do rock autoral em Cuiabá. E se memória é tanto preservação quanto acumulação do passado no presente, o documentário dirigido por Joe Fagundes e i. bê. gomes, atualiza essa história ao costurar entrevistas com importantes personagens da cena roqueira a raras imagens de arquivos.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc (Edital nº 05/2020 – SECEL-MT / MT Nascentes), o documentário reúne mais de 50 entrevistados entre músicos, produtores culturais e jornalistas para narrar o percurso do rock pela cidade. As gravações foram realizadas entre janeiro e fevereiro de 2021 e a montagem das mais de 13 horas de entrevistas foi feita ao longo do mesmo ano.  
 
Para além de um registro auto-elogioso, o documentário apresenta um recorte audiovisual que lança luz sobre um segmento da cultura urbana cuiabana que propositalmente se coloca às margens mas que há tempos circula e reverbera pela cidade.

Equipe de produção
 
O documentário Ser Underground: A história do rock cuiabano tem à frente o cineasta Joe Fagundes, que integrou diversas bandas no cenário roqueiro em Cuiabá e em 2019 lançou no melhor estilo do it yourself o documentário Entre mortos e feridos, salvaram-se quase todos – G.T.W. 30 anos depois. Por conhecer e ter vivenciado boa parte do que é narrado no vídeo, Joe foi o grande responsável pela montagem da narrativa – além de ter atuado na direção e na produção do documentário.
 
O jornalista i. bê. gomes (pseudônimo de Iuri Barbosa Gomes) também fez parte de bandas e acompanhou a cena roqueira cuiabana a partir dos anos 2000 realizando registros fotográficos. Além disso, realizou coberturas e entrevistas enquanto atuou como repórter em veículos informativos em Cuiabá. Em 2018 ele defendeu uma tese pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT) que é a base do roteiro do documentário.

Além dos dois diretores, a equipe de produção é composta por Yuri Kopcak, responsável pelo som direto, Protásio de Morais, diretor de fotografia, e Jomar Brittes, diretor de arte – profissionais que já haviam trabalhado com Joe no documentário sobre a G.T.W. O fotógrafo tangaraense Willian Garcia completa a equipe e são dele os registros dos bastidores e de todo o processo de produção do vídeo.
 
Atração da próxima semana:

Na próxima terça-feira, 30 de agosto, às 19h30, o projeto Encontros com Cinema exibe os documentários “É o bicho MT”, de Alessandro Godoy e Maíza Prioli, e “Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira”, dirigido por Taiguara Luciano. A programação de 30 de agosto é gratuita e tem classificação indicativa 12 anos. Mais informações pelo telefone 65 2129-3848.

Serviço
O quê: Exibição do documentário Ser Underground: A história do rock cuiabano (2021, 74 min), dirigido por Joe Fagundes e i. bê. Gomes (realizadores estarão presentes para conversa com participantes da sessão).
Quando: 23 de agosto de 2022, às 19h30.
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Entrada gratuita
Mais informações: 65 2129-3848.
 
 
(Com assessoria)
 

 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet