Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Documentários que abordam incêndios de 2020 no Pantanal são exibidos no Cine Teatro

Foto: Assessoria

Documentários que abordam incêndios de 2020 no Pantanal são exibidos no Cine Teatro
Documentários sobre os incêndios que assolaram o Pantanal mato-grossense em 2020 ganham exibição na terça-feira (30), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Em cartaz, com entrada franca, "É o Bicho MT" e "Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira". Denominada "Sessão Lei Aldir Blanc em MT", a iniciativa faz parte do projeto "Encontros com Cinema", que o equipamento cultural vem promovendo nos últimos anos.
 
A sessão será mediada pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap e terá como convidados o artista plástico Adriano Figueiredo, o cineasta Taiguara Luciano e ativistas da organização não-governamental “É o Bicho MT”. Entrada franca. Classificação indicativa: 12 anos. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais: 
Cuiabá ganha bar com 17 mangueiras de chopp artesanal, bolinho de piraputanga, carta completa de drinks e mais

 
"É o Bicho MT" tem direção de Alessandro Godoy e Maíza Prioli. O documentário mostra como o Pantanal se transformou: de um lugar de vida e exuberância, em uma área de fogo e tristeza durante os incêndios de 2020, quando voluntários reuniram esforços para salvar os animais das chamas e da destruição.


 
O biólogo pesquisador da RPPN Sesc Pantanal, José Luís Cordeiro (Fiocruz) pesquisa a unidade de conservação (Reserva Particular do Patrimônio Natural) há 20 anos e faz parte do documentário.
 
Em entrevista, ele disse que nunca havia visto nada com tamanha capacidade destrutiva como as queimadas que aconteceram em 2020. Cordeiro apontou àqueles que respeitam a vida, especialmente o Pantanal, que ainda há longa jornada pela frente no que diz respeito à recuperação do bioma, duramente castigado pelas chamas.
 
"Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira" tem direção de Taiguara Luciano. O filme faz um registro do performático artista plástico que sempre explorou a interface com outras artes e se utilizou de diferentes materiais para produzir seus trabalhos.


 
O curta mostra como cinzas de incêndios no Pantanal ao longo da Transpantaneira se transformaram em obras de arte pelas mãos do artista Adriano Ferreira. O projeto "Renasça Pantanal" retrata o impacto dos incêndios na maior planície alagável do mundo e é um alerta para a importância da conscientização e conservação do bioma e de toda vida que ali faz morada.

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.
 
Serviço
O quê: Exibição dos curtas "É o Bicho MT" (MT - 2021 - 5´), dirigido por Alessandro Godoy e Maíza Prioli e "Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira" (MT - 2020 - 16´), dirigido por Taiguara Luciano.
Quando: Terça-feira, 30 de agosto, às 19h30.
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet