Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Beleza

Cabelos também precisam de cuidados especiais durante período de seca e muito calor

16 Set 2013 - 09:34

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Cabelos também precisam de cuidados especiais durante período de seca e muito calor
Nos períodos de maior calor e seca, como os que vivemos em Mato Grosso, as preocupações com a saúde e beleza da pele intensificam-se. No entanto, é preciso lembrar que os cabelos também sofrem e requerem atenção e cuidados especiais.

O Hair Stylist Charles Schier, de Cuiabá, dá algumas dicas importantes para manter as madeixas sempre saudáveis e bonitas neste período.

Em primeiro lugar, ele ressalta a necessidade de usar um bom leave-in (creme pós-lavagem sem enxágue) umectante. “Quando precisa, o cabelo procura umidade no ambiente externo para manter-se hidratado. É um processo de osmose. Se ele não encontra, ele fica com aspecto de frizz, vai se desarranjando”, explica o profissional.

Leia também:
Água quente, sabonetes e buchas podem ser prejudiciais à saúde da pele durante dias mais secos
Nutricionista recomenda trocar industrializados menos calóricos, por "comida"


Com um leave-in umectante, a hidratação do cabelo é mantida, mesmo com a umidade baixíssima do ambiente. Outra orientação fundamental diz respeito à proteção solar. “Tem que usar produtos com proteção UVA/UVB. O sol é o maior responsável pelo envelhecimento precoce não só da pele, mas do cabelo também”, alerta Charles.

Produtos que criam uma película de proteção em torno dos fios, como os reparadores de pontas, também são uma boa dica para finalizar o visual e proteger ainda mais os cabelos.

O Hair Stylist afirma que além desses cuidados fundamentais, a pessoa precisa de uma rotina de cuidados em casa, em qualquer período. Escolher produtos que sejam adequados a cada tipo de cabelo é a regra número um dos cuidados diários. “Para isso, é sempre importante a avaliação e orientação de um profissional da área”, diz.

A lavagem correta dos cabelos é imprescindível, sem exagero de produtos, começando com a higienização completa do couro cabeludo com shampoo, com massagens suaves em toda a extensão, e depois lavando os fios do couro às pontas.

“O único produto que vai ao couro cabeludo é o shampoo – e o tônico em alguns casos, quando é preciso. Condicionador, máscaras, leave-in e outros não devem chegar ao couro”, ressalta Charles Schier.

Com a higienização feita, o cabelo deve ser finalizado com os produtos mais adequados a cada caso e, no geral, para o nosso clima, umectantes e com proteção solar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet