Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

primavera dos museus

Museu da Caixa d´Água Velha vai ter exibição de filmes, palestras e atividades educativas

Museu da Caixa d´Água Velha vai ter exibição de filmes, palestras e atividades educativas
O Museu da Caixa d´Água Velha também vai integrar a 7ª Primavera dos Museus que ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro. Com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, durante a semana acontecerá exibição de filmes, palestras, atividades educativas e visitas monitoradas.

Cultura afro-brasileira vai ser mote da Primavera dos Museus em Cáceres
Exposições itinerantes retomam figuras históricas brasileiras

Entre as exposições, figuram a história de João Cândido na luta pelos direitos humanos e a religiosidade afro-brasileira, além de uma mostra de painéis sobre com informações sobre o patrimônio imaterial mato-grossense. Estas, integram a programação permanentemente.

Os departamentos de História e Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso, além Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), também da UFMT, participam ativamente destas atividades, especialmente, das palestras.

A 7ª Primavera de Museus acontece nas principais cidades do país, em 884 estabelecimentos. Integrando a agenda anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece sempre no início da primavera e nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema.

A programação da 7ª Primavera de Museus ocorrerá sempre das 8h às 17h. O Museu da Caixa d’Água Velha fica localizado na rua N. Sra. de Santana, 1-105, esquina com a Rua Comandante Costa, bairro Centro Sul.

Confira a programação do primeiro dia do evento: 

9h às 10 horas - Palestra - Rastreando histórias, celebrações e formas de expressão de
origem africana no patrimônio imaterial de MT. Palestrante Profa. Drª Thereza Martha Presotti
do Departamento de História da UFMT.
10h às 11 horas - "Exibição do vídeo "Para que não esqueçamos:o triunfo sobre a escravidão". Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE/UFMT.
13 h às 14 horas – Exibição de vídeo. João Cândido: a luta pelos direitos humanos
15 h às 16 horas - Palestra "Para além do mundo das pérolas negras: do cantar ao ecoar, a saga de uma comunidade negra na luta pela sobrevivência da comunidade, com a gerente da superintendência da promoção da Igualdade Racial, Silviane Silva
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet