As comemorações da tradicional Festa de São Benedito começaram nesta terça-feira (27), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá. A programação começa com missa, levantamento do mastro e "tchá cô bolo" cuiabano. A festa tricentenária nasceu com negros e pobres, que não tinham representatividade social.
Leia também
Cuiabana passeia no Shopping Estação com trança de 1,5 m e viraliza no Tik Tok
A partir de 1922, passou a ser realizada em casas de festeiros, quando Dom Aquino Correa resolveu proibir as touradas, que eram festas muito populares em Cuiabá. Para compensar a proibição, a família Eubank resolveu realizar a festa de São Benedito em sua casa, oferecendo comida e bebida de graça.
Já na década de 70, a festa passou a ser realizada permanentemente na casa de Dona Bem-Bem, na Rua Barão de Melgaço, onde ficou até o início da década de 80. Com isso, Dona Bem-Bem pode ser considerada como uma das maiores incentivadoras da comemoração ao santo. Depois, o evento voltou ao largo da igreja, com a transformação da igreja em paróquia.
Em 2023, a festa traz pela primeira vez como rei e rainha, Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário da cozinha, e Lurdes Nigro, a Dona Lurdinha.
Programação
Na quinta-feira (29), a celebração conta com o 1º Dia do Tríduo, seguido pelo 2º Dia do Tríduo, na sexta-feira (30) e o 3º Dia do Tríduo, no sábado (1º), sempre às 5h. O chá com bolo tradicional é servido depois da missa.
No domingo (2), a missa de encerramento começa às 5h, seguida pelo chá com bolo. O almoço com comidas típicas será servido às 11h30 e a procissão começa às 17h.
A festa continua com mais comidas tradicionais de Cuiabá e apresentação de bandas regionais a partir das 18h.