Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

na década de 50

Historiadora lança livro sobre história e memória de imigrantes japoneses em MT

Foto: Reprodução

Historiadora lança livro sobre história e memória de imigrantes japoneses em MT
A historiadora Aldina Cássia Fernandes lançou o livro "Japoneses em Mato Grosso: História, Memória e Cultura", na noite dessa segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa. A obra fala sobre a chegada dos primeiros japoneses no estado, na década de 1950. Aldina conta que a colonização japonesa completa 70 anos em 2023, quando os japoneses saíram de Marília (SP).

Leia também
Dom Sebastião abre nova unidade com pizza romana; pizzaiolo italiano treina equipe em Cuiabá


Os imigrantes japoneses chegaram para ocupar a região norte de Mato Grosso, mais especificamente a Gleba Rio Ferro, hoje pertencente ao município de Feliz Natal.  O livro foi produzido pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), em parceria com a editora Entrelinhas. 

“A motivação foi o sonho de cultivar uma terra, de plantar a seringueira. Vieram em busca desse sonho de ter terras, de cultivar, colher os produtos para comercializar nos grandes centros. Além da seringueira, eles também produziam verduras e pimenta-do-reino. Só que a gleba ficava um pouco distante de Cuiabá, e nós não tínhamos essa rodovia”, revela a autora. As dificuldades levaram os migrantes para outras regiões do estado, como a Serra de São Vicente. 

Aldina explica que quis fazer a pesquisa por admirar a cultura japonesa, mesmo não sendo descendente de japoneses. “Eu fui encontrando documentos e a cada documento e, cada imagem que encontrava, eu fazia perguntas, quem são essas pessoas? O que eles viveram? O que eles vieram fazer aqui? Cada imagem que eu conseguia com as famílias, me motivava a ir atrás da história, da memória, da oralidade, e aí eu comecei a fazer as entrevistas”, lembra. A historiadora garante que foi muito bem recebida pelas famílias e hoje tem uma relação próxima da comunidade japonesa que vive aqui.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet