Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

'Meu zeloso guardador'

Escritor mato-grossense lança livro infantil sobre medo que começou com poema para filha

Foto: Reprodução

Escritor mato-grossense lança livro infantil sobre medo que começou com poema para filha
O escritor e professor Dílson César Devides sempre foi um entusiasta de ouvir e contar histórias, mas foi uma das escritas para a filha dele que virou livro. A obra "Meu zeloso guardador" foi lançada pelo selo TantaTinta, do Grupo Carlini & Caniato Editorial.

Leia também 
Perna de pau, circo e arte digital: multiartista cuiabana rompe fronteiras com NFTs


O livro, ilustrado por Luis Napoli, marca a estreia de Devides na literatura infantil e terá dois eventos de lançamento: uma roda de conversas com leitores nas bibliotecas públicas de Barra do Garças e outra em Pontal do Araguaia, ambas em Mato Grosso, com datas e horário a serem anunciados.

"Meu zeloso guardador" conta a história de uma menina que tinha muito medo de diversas coisas. Ela parecia estar sempre irritada, desconfiada ou por vezes indiferente ao mundo ao redor. O medo a paralizava. No entanto, em uma noite de muito temor, ela se lembra de um conselho materno e, ao acreditar na proteção de um anjo, sente a liberdade do encorajamento, da paz e da segurança para viver a singela felicidade.

O livro começou como um poema que Devides escreveu para sua filha que, como a personagem do livro, também tinha medo de dormir.

"Ela dizia que se sentia sozinha, que estava com medo... às vezes, poucos minutos depois de pegar no sono, acordava assustada. Foi então que pensei em escrever algo. Quando terminei o texto, que era apenas um poema naquele momento, sem ilustrações e nada mais, li pra ela e ela adorou... pedia para lermos para ela ou então, ela mesma lia, toda empolgada de ter 'virado' poema", explica o autor.

Para que a obra complementasse visualmente o temor descrito no texto e sentido pela personagem, o artista plástico Luis Napoli trabalhou com pinceladas bem marcadas, tinta grossa, cores fortes, escuras e vibrantes. Sugerindo traços de pintura artística infantil, porém junto a um estilo que se aproxima da linha estética do movimento expressionista, uma pintura dramática, sem contornos bem definidos, retratando os profundos sentimentos humanos.

A obra foi viabilizada através dos recursos do Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-Grossense e secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Devides ressalta que o livro foi escrito por volta de 2003, mas só pode ser publicado devido ao apoio cultural. 

"Acredito que os editais sejam de suma importância para a cultura de modo geral, pois dão chance de projetos interessantíssimos saírem do papel... creio que sem o apoio dos editais, muita coisa ficaria engavetada para sempre".

Onde adquirir

"Meu zeloso guardador" já está disponível no site da editora, com entrega para o Brasil inteiro. Para adquirir um exemplar, basta acessar: tantatinta.com.br/livro/meu-zeloso-guardador
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet