Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

CINEMA ALEMÃO

Imagens em pauta traz "O homem que ri", personagem que inspirou a criação do Coringa

Imagens em pauta traz
O Imagens em Pauta desta terça-feira tem uma particularidade que o torna especial para os fãs das HQs. Os criadores de Batman, Bob Kane e Jerry Robinson afirmaram que a inspiração na construção da estética do célebre arquiinimigo do herói, o Coringa, partiu do personagem Gwynplaine. A sessão é gratuita e começa às 19 horas, no CineSesc.

Setembro Freire tem oficinas voltadas a técnicas de intervenção urbana

Nesta produção alemã do final da década de 1920, Gwynplaine é o herdeiro de um ducado, em 1690, na Inglaterra. Seqüestrado quando garoto, foi desfigurado num perpétuo riso forçado por ordem do rei James II em vingança pela traição de seu pai. Já adulto, ele se apaixona por Dea, uma moça cega, com quem atua em espetáculos populares.

O filme dirigido por Paul Leni – formado na escola expressionista alemã -, é protagonizado por Conrad Veidt (de “O Gabinete do Dr. Caligari” e “Casablanca”). O papel lhe exigiu bastante, pois para atuar, teve que usar uma incômoda prótese em forma de dentadura com ganchos de metal puxando os cantos de sua boca, para simular um sorriso perpétuo.

“O Homem que Ri” surgiu pouco tempo depois do advento do cinema mudo e antes de mais nada é um romance com toques macabros que o remetem cinema expressionista alemão, baseado na obra de Victor Hugo.

A classificação indicativa é de 14 anos.

O Imagens em Pauta é um projeto do Sesc Arsenal, que fica na rua 13 de junho, s/n, no bairro Porto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet