Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

'cinza'

Primavera em Cuiabá perde colorido dos Ipês e fica ‘carente’ de flores; veja fotos

Foto: Priscilla Silva

Primavera em Cuiabá perde colorido dos Ipês e fica ‘carente’ de flores; veja fotos
A primavera começou nesse domingo (22), porém a capital que já era carente de flores ficará ainda mais ‘cinzenta’, pois dezenas de Ipês que traziam um pouco de colorido para Cuiabá foram sacrificadas para dar lugar ao VLT e obras de mobilidade urbana. 

Leia mais:
 
Museu traz apresentações culturais sobre a cultura afro e ensina a fazer instrumentos de percussão

O novo modal que passará pelas principais avenidas ‘patrulhou’ as poucas árvores que existiam na extensão das avenidas Miguel Sutil e Coronel Escolástico. Amarelas, roxo, brancas e rosa, em diversos tons, os Ipês florescem principalmente entre os meses de agosto e outubro e enfeitava as ruas e avenidas da Capital mato-grossense.




Uma das pessoas que sente falta das árvores é a analista de sistemas, Renata Freitas, de 26 anos. Residente do bairro São Francisco, a jovem lamenta o corte das árvores. “Para mim Cuiabá parece apagada, só se vê poeira e concreto. Eu praticamente gosto muito de ver as árvores floresceram, mas infelizmente, em locais como em frente ao 9º BEC, cortaram todas. Eram árvores enormes que quando chegava à época ficavam todas floridas, mas esse ano já não tem mais e quando você passa lá está um grande vazio”, lamentou.

O relato de Renata descreve apenas o trajeto percorrido por ela entre o local de trabalho e sua residência, porém por toda cidade é visível o sacrifício das árvores, e, principalmente dos Ipês. No início das obras algumas espécies foram transplantadas para o Horto Florestal, mas nesta reta final das obras muitas têm sido cortadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Secopa, a maioria das árvores foram retiradas pelo consórcio VLT, porém, em contrapartida existe um grande projeto de arborização para substituir a área degradada. Ao todo se estima o plantio de 3,5 mil novas árvores ao longo do trajeto do VLT.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet