Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

no museu de história natural

Programação de Encontro Indígena de MT tem oficinas, apresentações, vivências e feira de arte

Foto: Reprodução

Programação de Encontro Indígena de MT tem oficinas, apresentações, vivências e feira de arte
A 11ª edição do Encontro Indígena de Mato Grosso começa nesta quarta-feira (17), no Museu de História Natural, em Cuiabá, com objetivo de debater sobre os direitos dos povos originários e como forma de difundir as tradições indígenas. Por isso, a programação do evento prevê rodas de conversa e oficinas, mas também vivências, apresentações culturais e feira de arte. 

Leia também 
Arepas, perro caliente e parrillada: após episódios de xenofobia, venezuelanos abrem lanchonete em Cuiabá


As inscrições para as oficinas já estão abertas, assim como os agendamentos escolares. Com tema “Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições”, o encontro segue até sexta-feira (19). 

A programação acontece durante todo o dia, sempre das 8h às 16h. Durante os três dias de programação, o público ainda poderá participar de oficinas de arco e flecha, bonecas Ritxõkò/Ritxòò, língua Kuikuro e confecção de cesto cargueiro

A feira de arte e artesanato indígena será realizada no último dia do evento, 19 de abril.  No mesmo dia, também haverá uma ação do Ministério Público Federal (MPF), chamada Abril Indígena, com roda de conversa entre representantes das etnias e do órgão federal.

Mato Grosso possui mais de 45 mil indígenas vivendo em territórios originários, que corresponde a 77% da população total de indígenas do Estado. Até o momento, estão confirmadas no Encontro as etnias Umutina, Kuikuro, Bóe Boróro, Karajá, Xavante e Manoki.

Inscrições e agendamento escolar

A organização do Encontro Indígena já agendou 28 escolas para participar do evento, somando mais de 1700 estudantes nos três dias de programação. Para as instituições que quiserem propiciar essa experiência para a comunidade escolar, o cadastramento ainda está aberto e pode ser feito por telefone.

Para o público geral interessado em participar das oficinas, as inscrições podem ser feitas pela internet.

As demais atividades da programação não necessitam de inscrições prévias. 

(Com informações da assessoria)

Serviço

Período: 17, 18 e 19 de abril
Horário: 8h às 16h
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso. Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT
Agendamento escolar: (65) 3634-4858
Inscrições para oficinas: AQUI
Entrada: gratuita. A organização está recebendo doação de alimentos não perecíveis, que serão partilhados entre as etnias presentes no Encontro.
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet