Olhar Conceito

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Cinema

estreia nesta semana

Cacique Raoni ganha documentário gravado durante encontro indígena em aldeia de MT; assista trailer

Foto: Reprodução

Cacique Raoni ganha documentário gravado durante encontro indígena em aldeia de MT; assista trailer
Gravado durante o envento "O Chamado de Raoni", que aconteceu em julho do ano passado na aldeia Piaraçu, em São José do Xingu (a 931 km de Cuiabá), o documentário sobre o cacique Raoni Metuktire, chefe da etnia Mebêngôkre (Kayapó), estreia nesta terça-feira (23). "O Chamado do Cacique: herança, terra e futuro", será exibido em um evento gratuito na Caixa Cultural Brasília, das 18h às 22h. 


Leia também 
Comerciante mantém negócio familiar que começou com o pai há mais de 50 anos em Cuiabá

Na ocasião, também serão exibidos curtas de artistas indígenas: “Artesanato”, “Memórias nas coisas do vovô” e “Menire djapej: o trabalho das mulheres”. A cerimônia de lançamento coincide com o Acampamento Terra Livre, que começa nesta segunda-feira (22), em Brasília (DF). 

Raonia está entre os confirmados na cerimônia. Produzido pelo projeto Amazoniar do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em parceria com o Instituto Raoni, o filme foi gravado durante a reunião organizada pelo cacique em prol do futuro do planeta. 

O documentário celebra a jornada do cacique em defesa dos direitos humanos enquanto destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas. Ilustra também as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura.

Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.

Veja o trailer:

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet