Durante a pandemia da Covid-19, a empresária Taiany Aragão, de 34 anos, questionou pela primeira vez a falta de agilidade nos atendimentos por Whatsapp, algo que muitas vezes tem perda de venda ou clientes como consequência. Por ter experiência na área comercial, ela decidiu tirar o projeto do plano das ideias há dois anos e criou o aplicativo cuiabano “Me Avisa Aí”, que foi criado para impulsionar e agilizar atendimentos de empresas pelo Whatsapp, potencializando os negócios.
Leia também
Amazing Tenors, teatro gratuito e ‘FeijoNagô’ são opções para o final de semana em Cuiabá
“O ‘Me Avisa Aí’ é um aplicativo direcionado aos empresários. Sou dona de casa e como peguei esse gancho: depois da pandemia, a gente não podia sair, sou mãe de três, então é muito difícil eu sair, toda vez que olhava as redes sociais e via uma blusa ou um sapato novo, ia para o Whatsapp e demoravam para responder. Claro, entendo perfeitamente, hoje em dia é uma via de comunicação muito usada, então congestiona quando não têm muitos atendentes. Mas às vezes ficava muito no vácuo em conversas que se converteriam em vendas”.
Em uma conversa com marido, a empresária lembrou de como priorizava o atendimento aos próprios clientes para fechar cada uma das vendas. O sonho do companheiro era ter uma empresa de desenvolvimento de sistemas, enquanto Taiany buscava uma forma de conciliar maternidade e vida profissional.
“Ele me provocou a criar um aplicativo referente a não perder vendas no Whatsapp, a ter um bom atendimento. Fomos construindo as ideias. Hoje muitas pessoas gostam das respostas automáticas do Whatsapp, mas tem pessoas que não gostam, como idosos ou pessoas que não tem muita paciência para ser atendidas por robô. A primeira ideia nossa foi fazer um robô, mas eu era uma das pessoas que não gostava, então como faria algo que eu não gosto?”.
Taiany criou aplicativo e encontrou forma de conciliar maternidade com a vida profissional. (Foto: Arquivo pessoal)
Apesar de, a princípio, não se sentir confortável com o atendimento automatizado por Whatsapp, Taiany decidiu usar a própria experiência para melhorar o projeto do robô atendente do Me Avisa Aí. A empresária partiu do princípio de que assim como ela, hoje em dia, as pessoas buscam agilidade.
“Decidi fazer uma coisa mais humanizada. Esse robô é uma sacada muito boa, porque quando você vai pegar uma loja que tem vários setores, por exemplo, tem o telefone de vendas, mas a pessoa quer falar no financeiro e enviam o contato para ela, mas com o Me Avisa Aí já vou apertar no financeiro, isso é muito rápido. Hoje em dia o mundo está muito rápido, as pessoas querem agilizar e não perder tempo”.
Se ainda assim o atendimento automático não for o que o cliente procura, o Me Avisa Aí oferece uma solução para os empresários com uma opção que direciona para um atendente humano. Outro ponto importante que Taiany buscou melhorar foi o congestionamento de mensagens no Whatsapp. Além disso, o gestor consegue acompanhar cada um dos processos em uma tela do aplicativo que mostra o que ainda está em andamento e o que já foi finalizado, dessa forma, as conversas não se perdem, garante a empresária.
“Por mais que o Whatsapp esteja aberto no computador, é só uma tela, o nosso não, ele mostra o que está em andamento e o que está finalizado, então para um gestor é muito bom. Se um empresário tem três lojas, ele pode ter três lojas no computador.
Através da plataforma, a empresa também consegue disparar imagens sobre promoções ou horário de funcionamento, por exemplo, algo que a própria experiência da empresária provou ser um diferencial. Quando contrata o Me Avisa Aí, o gestor ainda consegue ter um filtro sobre a avaliação dos clientes sobre os funcionários.
“É bom para o empresário ver como está o atendimento dele, para saber o que precisa melhorar, o que está perdendo de venda, o que o cliente quer mais. Esse meu aplicativo tem tudo isso, é uma tela que você visualiza tudo ali, o robô não é só um robô, tem alguém por trás. As conversas não podem ser apagadas, o sistema não deixa, se acontecer algum problema, o gestor vai saber”.
Há oito meses no mercado, o Me Avisa Aí está em processo constante de melhora, explica Taiany. Para isso, ela fica sempre atenta aos feedbacks dos empresários que contrataram o aplicativo, acompanhando de perto cada necessidade.
“O aplicativo está há oito meses no mercado. No trabalho de desenvolvimento de sistemas é um trabalho de formiguinha, sempre em mudança para melhor, como essa métrica do funil de atendimento bom ou ruim, é algo recente. Cada dia mais vamos pegando gancho e vendo o que podemos melhorar, temos feedback dos empresários”.
Para Taiany, a entrada no universo do desenvolvimento de sistemas significa mais tempo de qualidade com os filhos e realização na vida profissional. “Decidi que queria isso para mim, é o que me dá conforto, para não ficar trabalhando horas e horas. Achei fantástico, para mim é uma novidade também, cada dia aprendo mais com meus funcionários, principalmente com o desenvolvedor, então é bom para mim. Estou conseguindo conciliar a maternidade com minha vida profissional”.