Olhar Conceito

Sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Notícias | Artes visuais

'Descaminhos do centro'

23ª MAUAL abre inscrições para curtas universitários e independentes da América Latina

Foto: Reprodução

23ª MAUAL abre inscrições para curtas universitários e independentes da América Latina
As incrições para a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), que será realizada entre 9 e 13 de outubro, no Teatro da UFMT, em Cuiabá, abriu inscrições de curtas até 14 de junho. Com o tema "Descaminhos do centro", a edição deste ano celebra as interconexões culturais e a potência das produções realizadas fora dos grandes centros.


Leia também 
Veja onde encontrar bebida feita com grãos especiais e por barista premiado em Cuiabá

As inscrições devem ser feitas pelo site da MAUAL. Para a mostra competitiva da 23ª MAUAL, serão aceitas inscrições até dois filmes por realizador em cada modalidade da 23ª MAUAL: Universitária ou Independente, subdivididas nas categorias ‘Ficção’, ‘Documentário’, ‘Experimental’ e - a novidade deste ano - ‘Videoclipes Universitários’. A comissão organizadora junto à comissão de seleção também poderá selecionar curtas inscritos para compor mostras paralelas não competitivas, presenciais ou virtuais.

Os selecionados competem em suas modalidades e categorias pelos prêmios do júri oficial para o Melhor Curta Brasileiro, Melhor Curta Hermano, Melhor Curta Mato-grossense e Melhor Curta Curtíssimo. Durante as exibições, o público, por sua vez, elege o Melhor Videoclipe Universitário e o Melhor Curta da 23ª MAUAL em cada modalidade.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da UFMT, a MAUAL vem se consolidando há mais de duas décadas como a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente em Mato Grosso, no coração da América do Sul.

Descaminhos do centro

O tema da 23ª MAUAL, "Descaminhos do centro" faz referência aos Caminhos de Peabiru, antigas rotas realizadas por povos originários que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, do litoral sul brasileiro ao Peru, muito antes da chegada dos colonizadores europeus. “Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades, revelando a potência da produção audiovisual feita fora dos grandes centros", explica a supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema.

Nessa perspectiva, a MAUAL compreende o audiovisual como uma ferramenta poderosa. "Por meio de imagens e sonoridades, a mostra nos impele a caminhar por novos territórios, renovando nossa capacidade de imaginar o mundo e de terrexistir. Em meio a esse convite à sensibilidade, somos instigados a enxergar a América Latina para além de suas fronteiras, reconhecendo-a como lugar onde sonhos e lutas se entrelaçam", diz trecho do texto de apresentação do tema.

Cinema e Audiovisual em Mato Grosso - Vol.2

Iniciativa do Cineclube Coxiponés da UFMT, 'Cinema e Audiovisual em Mato Grosso - Vol.2' reúne artigos, relatos de experiência, análises, críticas e entrevistas de pesquisadores, realizadores e coletivos que apresentam um panorama histórico e situa a paisagem contemporânea das produções mato-grossenses.

Desse modo, o novo volume reafirma o objetivo da obra de incentivar a produção de realizadores e pesquisadores da região, animando a "missão de não deixar se perder, entre frestas de luz e sombras, a trajetória de nosso cinema".

"A diversidade de narrativas, de propostas estéticas, de temáticas e de formatos atesta, ao nosso Estado, um lugar de reconhecimento na cena cinematográfica nacional. Admitindo esse cenário, o segundo volume do livro Cinema e Audiovisual em Mato Grosso reafirma o seu desafio no sentido de proporcionar um reconhecimento a essas iniciativas e contribuir para a história e memória de realizadores, entusiastas e profissionais, bem como de suas respectivas obras, experiências e afetações", descrevem os organizadores Aline Wendpap, Diego Baraldi, Gilson Costa e Letícia Capanema.

TV MAUAL

Realizada por alunos do departamento de Comunicação da UFMT, a TV MAUAL reúne imagens de arquivo e depoimentos que compõem o acervo do Cineclube Coxiponés em uma série de programas em formato televisivo de até dez minutos de duração. O projeto tem coordenação do professor do curso de Cinema e Audiovisual Moacir Francisco Barros.

O primeiro episódio revisita a trajetória da Mostra Universitária da UFMT, que se tornou latino-americana e passou a abranger a produção independente, se consolidando como a principal vitrine para a produção mato-grossense de curta duração. Assista pelo canal do Youtube do Cineclube Coxiponés: https://www.youtube.com/@cinecoxipones.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet