Olhar Conceito

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cinema

23ª MAUAL

Mostra prorroga inscrições para curtas universitários e independentes da América Latina

Foto: Reprodução

Mostra prorroga inscrições para curtas universitários e independentes da América Latina
O prazo de inscrições para a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), foi prorrogado até a próxima sexta-feira (21). Realizadores independentes e universitários podem inscrever seus curtas-metragens pelo site https://www.mostrauniversitariaufmt.com. Com o tema “Descaminhos do Centro”, a mostra será realizada de 9 a 13 de outubro, no Teatro da UFMT, em Cuiabá. 


Leia também 
Festivais Vambora de MT e Psica do Pará promovem conexão de artistas com shows de Keila e Calorosa

Serão aceitas as inscrições de até dois filmes por realizador em cada modalidade da 23ª MAUAL: Universitária ou Independente, subdivididas nas categorias ‘Ficção’, ‘Documentário’, ‘Experimental’ e - a novidade deste ano - ‘Videoclipes Universitários’. A supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema, reforça que para participar da mostra os curtas-metragens inscritos não precisam ter relação com o tema da edição. 

Os selecionados competem em suas modalidades e categorias pelos prêmios do júri oficial para o Melhor Curta Brasileiro, Melhor Curta Hermano, Melhor Curta Mato-grossense e Melhor Curta Curtíssimo. Durante as exibições, o público elege o Melhor Videoclipe Universitário e o Melhor Curta da 23ª MAUAL em cada modalidade. A comissão organizadora, junto à comissão de seleção, também poderá selecionar curtas inscritos para compor mostras paralelas não competitivas, presenciais ou virtuais.

Realizada há mais de duas décadas, a MAUAL vem se consolidando como a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente em Mato Grosso, no coração da América do Sul. Com o tema "Descaminhos do centro", a 23ª edição celebra as interconexões culturais e a potência das produções realizadas fora dos grandes centros. 

O tema da MAUAL faz referência aos Caminhos de Peabiru, antigas rotas realizadas por povos originários que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, do litoral sul brasileiro ao Peru, muito antes da chegada dos colonizadores europeus. “Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades", explica Letícia Capanema.

Nessa perspectiva, a MAUAL compreende o audiovisual como uma ferramenta poderosa. "Por meio de imagens e sonoridades, a mostra nos impele a caminhar por novos territórios, renovando nossa capacidade de imaginar o mundo e de terrexistir. Em meio a esse convite à sensibilidade, somos instigados a enxergar a América Latina para além de suas fronteiras, reconhecendo-a como lugar onde sonhos e lutas se entrelaçam", diz trecho do texto de apresentação do tema.

Siga @cinecoxipones no Instagram.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet